Extensão

Internet das coisas é tema da 2ª etapa da Olimpíada de Robótica

04/07/2017

16:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Monalise Canalle – Nexjor

Atividade aconteceu no sábado (1º) e reuniu 10 equipes de escolas de Passo Fundo e região

O Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) realizou no sábado, dia 1º de julho, a segunda etapa da 5ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre. As atividades aconteceram no saguão do prédio B5, Campus I. Ao todo, 10 equipes de escolas de Passo Fundo, Marau, Sarandi, Erechim e Tapejara participaram da atividade, que tem como objetivo aproximar os alunos da robótica, bem como desmistificar, para os professores, a ideia de que a robótica é complexa, cara e inacessível.

O tema da segunda etapa foi internet das coisas e o desafio foi construir uma maquete de um prédio inteligente com algum tipo de automação controlada por um programa de computador. Para isso, os alunos contaram com o apoio dos integrantes do Grupo de Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid). 

De acordo com o coordenador da Olimpíada, professor Marco Antônio Sandini Trentin, todas as equipes desenvolveram um trabalho de alto nível, com bastante dedicação. “Eu fiquei bem feliz com o resultado dessa segunda etapa porque os trabalhos tiveram uma qualidade bem alta e homogênea”, destacou. 

A terceira etapa está marcada para o dia 2 de setembro e a tarefa dos alunos será a simulação de um resgate de objetos de um acidente nuclear. Segundo o professor, os alunos terão que construir um robô que faça esse resgate. O desafio será pensar o melhor carrinho, o melhor mecanismo, desenvolver a programação e correr contra o tempo, já que vence quem conseguir cumprir a tarefa no menor tempo. 

A Olimpíada de Robótica Educativa Livre é um projeto de extensão da UPF e a principal motivação dessa quinta edição é difundir a robótica nas escolas da região, além de apresentar as tecnologias digitais e oportunizar o contato das escolas com essa tecnologia.

Confira os vencedores da 2ª etapa da Olimpíada de Robótica:
1º lugar: Condomínio Inteligente - Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino - Marau  
2º lugar: Cinema - Colégio Universos - Sarandi 
3º lugar: Boate - Instituto Estadual Cecy Leite Costa - Passo Fundo