Ensino

Intercâmbio acadêmico: em busca de novos conhecimentos

04/12/2017

16:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Acadêmicos de diferentes cursos da UPF terão seis meses de experiência em países como Portugal, Espanha, Polônia, Suécia e Itália

O desafio de viver uma nova cultura, com uma língua estrangeira e em um país distante será vivenciado por 13 jovens acadêmicos de diferentes cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os alunos viajam em janeiro por meio de dois programas de intercâmbio que são oferecidos pela UPF: o Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac), que possibilita aos estudantes cursarem disciplinas nas universidades conveniadas durante um ou dois semestres letivos; e o Programa de Bolsas Ibero-Americanas – modalidade graduação – Santander Universidades.

Na tarde desta segunda-feira, 4 de dezembro, o grupo de intercambistas foi recepcionado pela vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari. Na oportunidade, ela destacou o compromisso da UPF na formação integral dos acadêmicos e a importância da experiência em termos de língua, cultura e valores. “Será um vivência importante, um acréscimo na vida pessoal de cada um e um período intenso”, declarou, ao mencionar que o intercâmbio faz parte da cultura da Instituição.

Os 13 intercambistas são alunos dos cursos de História, Direito, Publicidade e Propaganda, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Letras. Os destinos são universidades de Portugal, Espanha, Polônia, Suécia e Itália. Na bagagem, de acordo com os estudantes, muitas expectativas e a ansiedade para uma vivência que ultrapassará fronteiras, para um período desafiador em busca de conhecimento.

A visita foi acompanhada pela assessora internacional, professora Gisele Benck de Moraes, que tranquilizou os acadêmicos. “Embora sozinhos nos países, estaremos disponíveis para auxiliar com todo o suporte necessário a qualquer momento”, disse aos intercambistas. O período de intercâmbio será de seis meses.