Ensino

Interação UPF abre as portas para milhares de alunos

17/10/2017

14:24

Por: Caroline Simor

Fotos: Gelsoli Casagrande

Evento acontece nesta terça, quarta e quinta-feira e movimentará quase seis mil estudantes de diversos locais

De hoje (17) até quinta-feira (19) a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe milhares de alunos de terceiros anos de escolas públicas e particulares locais, regionais, estaduais e de fora do Rio Grande do Sul para mais uma edição do Interação UPF. A atividade também recebe mais de 300 professores, que participam de uma programação especial.

Para este ano, além das visitas tradicionais, foi aberta uma nova modalidade para participação no Interação. Trata-se de alunos que já concluíram o ensino médio e ainda não ingressaram na graduação, ou que estão matriculados em outra instituição de ensino superior, ampliando as possibilidades de participação.

De acordo com a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, esse é um momento único na vida dos jovens, uma vez que eles têm a oportunidade de conhecer a estrutura da Instituição e conversar com professores e alunos dos cursos, abrindo horizontes e ajudando nas escolhas. “Neste dia, mostramos aquilo que temos de melhor. É uma fase maravilhosa da vida e aqui eles têm esse espaço para conhecer nossa estrutura, nossos cursos, professores e alunos, compreendendo tudo que uma universidade pode oferecer”, destacou.

Presente no evento, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, deu as boas-vindas aos alunos e professores e destacou a importância do evento tanto para os jovens quanto para a Instituição, que pode, a partir das demandas, melhorar os seus processos. “Esse é um momento muito especial e é uma alegria contar com a participação ativa dos alunos. Nesses três dias, eles conseguem enxergar a grandiosidade da Universidade e a importância de se fazer uma boa escolha para o curso de graduação”, reforçou.

Curiosidade que instiga
Durante os três dias de programação, os alunos são divididos em quatro pacotes, conforme a área de interesse. Cada pacote é, por sua vez, divido entre quatro ou cinco grupos menores, compostos por aproximadamente 120 pessoas, que serão conduzidas por guias. 

Nesse processo, os alunos conseguem visitar as estruturas, conhecer os currículos, conversar com os professores, coordenadores e alunos dos cursos. Essa possibilidade de conhecer a UPF fez com que alunos da Escola Integrado de Peritiba, Santa Catarina, viessem a Passo Fundo. Para a aluna Gabriela Coppetti Omairi, o encontro será uma ferramenta para ajudar na escolha do curso superior. “Sempre quis saber mais sobre a UPF e hoje terei a oportunidade de conhecer a Instituição. Quero fazer Medicina, então, será interessante conversar com os alunos que já estão cursando essa graduação”, pontuou.

Aplicativo na mão
Uma das novidades desta edição é o aplicativo Conexão UPF, que oferece informações sobre os pacotes de visitação, além de um mapa da UPF e informações sobre o Vestibular e sobre as bolsas e os benefícios oferecidos pela Instituição. O app mostrará as fotos publicadas no Instagram com a #InteracaoUPF.
 

Galeria de Vídeos