Ensino

Interação UPF: um dia para pensar no futuro

25/10/2016

11:05

Por: Caroline Simor

Fotos: Caroline Simor

Décima edição do evento atrai milhares de alunos ao Campus I

Mais de seis mil pessoas estarão na Universidade de Passo Fundo durante a programação do Interação UPF. Ao longo de três dias, alunos e professores de escolas de ensino médio de diversas cidades da região conhecerão a estrutura da Universidade, seus cursos e laboratórios, e trocarão experiências. 

Divididos nos pacotes Amarelo, Azul, Vermelho e Verde, os alunos são conduzidos pelos guias para conhecer os 60 cursos de graduação oferecidos pela UPF, conversar com os coordenadores e saber mais sobre cada profissão. 

Durante a abertura do evento, a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari desejou as boas-vindas e destacou a importância do momento para os alunos. “Queremos que eles possam realmente conhecer os cursos nos quais têm interesse, os laboratórios e os professores. Esse é um grande dia e a UPF sente-se feliz de poder oferecer esse espaço”, destacou.

O vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior também marcou presença. Além de apresentar os benefícios financeiros oferecidos pela Universidade, ele ressaltou a relevância do Interação para a escolha profissional. “Nosso desejo é que os estudantes aproveitem essa oportunidade para conhecer a estrutura de uma grande universidade e possam visualizar os diferenciais que possuímos”, pontuou.

Em busca da certeza
Para os alunos, mais do que um momento de festa, animação e troca de experiências, o Interação UPF é uma oportunidade para olhar para o futuro. Na opinião da aluna Darlla Binello, da Escola São José, de Constantina, o evento vai ajudar na tomada de decisão. “Ainda não tenho certeza de que curso quero fazer e o Interação parece ser o espaço ideal para que eu olhe as várias possibilidades que existem”, destacou.

Esse período entre o encerramento do ensino médio e o ingresso na faculdade também é motivo de preocupação para os professores que acompanham os alunos. Para a professora Camila Pagno Baldin, do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, de Vacaria, o Interação se constitui como uma ferramenta importante nesse processo. “É um momento de aprendizagem, de parar para refletir sobre aquilo que pretendem fazer. Nesse sentido, a UPF oferece uma gama de opções e eles podem escolher com calma e seriedade”, frisou.

Atividades aos professores
No Interação UPF, os professores que acompanham os estudantes não ficam parados. A programação especial para eles contempla as oficinas Felicidade e emoções positivas no trabalho, Exercitando a memória, Arteterapia, Finanças pessoais: estou no vermelho e agora?, além de um tour por Passo Fundo e uma aula de Pilates.

Show de encerramento
Neste ano, o show de encerramento dos três dias ficará com a dupla gaúcha Claus e Vanessa. A apresentação acontece sempre no final do dia, no Portal das Linguagens, Campus I.