Ensino

Integrado UPF promove curso de iniciação à docência

25/10/2017

11:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade, voltada aos professores que atuam no Centro, está na 4ª edição

O Curso de Iniciação à Docência no Centro de Ensino Médio Integrado UPF busca oportunizar um momento de acolhimento e formação administrativo-didático-pedagógica aos professores que ingressarão e aos que já atuam no Centro. A iniciativa, que chega à sua 4ª edição, realiza, na próxima segunda-feira (30), a última atividade.

Segundo a professora Fernanda Batistela, coordenadora pedagógica do Integrado, existe a necessidade de apresentar aos professores não apenas a estrutura, mas também as políticas institucionais, informando e orientando quanto aos aspectos organizacionais, funcionais e pedagógicos da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). “O exercício profissional do professor o compromete a conhecer suas responsabilidades docentes, aprofundar seus saberes e qualificar sua prática pedagógica nos momentos de formação continuada. Por isso, o curso busca não somente oportunizar a participação dos novos professores, como também se dedica a ser um espaço formativo de apoio à docência, repercutindo na qualidade educativa do processo de ensino e de aprendizagem, constituindo um espaço para o crescimento e desenvolvimento das potencialidades, tanto dos alunos que buscarão realizar seu vestibular e ingressar no ensino superior quanto dos futuros profissionais que atuarão no competitivo mercado de trabalho”, explica.

Para que esse processo ocorra, os professores e gestores do Integrado UPF são convidados a participar das atividades que envolvem encontros de formação reflexiva, crítico-participativa, momentos de estudos, diálogo e aprofundamento teórico-prático acerca das temáticas estudadas. 

Já participaram desta edição o professor Jonir Dalbosco, diretor do Integrado, que abordou o tema “Documentos institucionais: um olhar para a estrutura do Integrado” e a professora Maria Aparecida Tagliari Estacia, que falou sobre “A construção da identidade e a aula do Integrado”.

A próxima ação acontece na segunda-feira (30), das 19h20min às 22h35min, no Integrado. O tema será “A avaliação do ensino no contexto escolar do Integrado UPF”. Os palestrantes serão os professores Jerônimo Sartori e Fernanda Batistela.