Geral

Instituto de Ciências Biológicas promove formação para funcionários

27/09/2016

18:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Sensibilizar e conscientizar os funcionários em relação aos corretos procedimentos de segregação, reaproveitamento e economia na geração de resíduos estão entre os objetivos da coordenação do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF). Para isso, a Unidade conta com o trabalho da bióloga Simone de Fátima Nunes, que vem organizando uma série de ações para qualificar o trabalho desenvolvido.

De acordo com Simone, nos meses de junho e julho, os funcionários do ICB visitaram duas cooperativas que trabalham com a separação de resíduos em Passo Fundo: a Recibela e a Coama, que recebe os resíduos recicláveis produzidos na UPF.

Após cada visita, os participantes se reuniram para troca de percepções e discussão sobre as realidades presenciadas e as relações com a importância de realizar a segregação correta dos resíduos gerados tanto no local de trabalho quanto nas residências. “As visitas foram muito importantes para um primeiro momento de sensibilização, pois, muitas vezes, ao produzirmos nossos excessivos resíduos, não nos damos conta de que, lá na ponta, há seres humanos sobrevivendo desse produto. Então, ver a realidade de perto nos conscientiza sobre muitas questões envolvidas nesse processo”, destaca.

Atividades para refletir e fazer
A partir dessas observações, funcionários foram convidados a participar de uma formação continuada dentro da Unidade. Para isso, uma programação intensa foi organizada. 

Na segunda-feira (26/09), ocorreu a palestra “Gerenciamento de resíduos na UPF: panorama atual”, com o objetivo de informar aos presentes sobre o cenário atual do gerenciamento de resíduos na Instituição. A responsável pela atividade foi a responsável técnica do Setor de Saneamento Ambiental da UPF, Me. Maritania Morgan.

Na terça-feira, dia 27, os funcionários participaram da oficina “Compostagem: a ética do consumo ao resíduo”. A atividade procurou apresentar formas de melhorar o manejo dos resíduos, abordando aspectos desde a geração do resíduo, buscando identificar a melhor decisão ética no consumo, as possibilidades de gerenciamento e as 
decisões sobre o destino mais correto. A ministrante foi a professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Dra. Claudia Petry, engenheira agrônoma, Ph.D em Paisagismo, Agroecologia e Horticultura Ornamental e Medicinal.

Nesta quarta-feira (28/09) será a vez da oficina “Moda e sustentabilidade: o novo perfil do consumidor”. A atividade pretende oferecer momentos de reflexão sobre as relações do homem com a natureza, com o meio ambiente, compreendendo que a existência humana faz parte da natureza, uma vez que não há separações, nem limites entre o natural e o cultural. Sabemos que as relações sociais são determinadas pelo modo como se constroem os produtos e os ambientes. A atividade será organizada pela professora Me. Dulcicléia Antunes, coordenadora do curso de Design de Moda da UPF.

A programação encerra na sexta, dia 30, com a oficina “Arteterapia e a sustentabilidade”, ministrada pela professora coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, Me. Mariane Loch Sbeghen. O encontro pretende abrir a reflexão sobre sustentabilidade, utilização dos recursos de artes visuais, imaginação, memória e criatividade.