Jornada

Inscrições para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura estão abertas

15/05/2017

17:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Claudio Tavares/ Arquivo UPF

Movimentação Literária deve reunir 20 mil participantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

As inscrições para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro de 2017, em Passo Fundo/RS, iniciaram nesta segunda-feira, 15 de maio. A Jornadinha é voltada para os públicos infantil e juvenil do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os jovens leitores, durante os turnos da manhã e da tarde, conversarão com escritores e participarão de diversas atividades nas tendas temáticas e na grande lona, as quais homenagearão Clarice Lispector e Ariano Suassuna, respectivamente.  A Jornadinha deve reunir 20 mil participantes.

O espaço reservado às atividades da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura levará o nome de “Espaço Lendas Brasileiras, Clarice Lispector”, composto por quatro tendas com nomes alusivos às personagens de lendas brasileiras transcritas por Clarice Lispector na obra Como nasceram as estrelas (1987): Tenda Yara, Tenda Malazarte, Tenda Negrinho do Pastoreio e Tenda Curupira. Além desses espaços, o público infantil e o juvenil também participarão de atividades no Espaço Suassuna, na grande lona, que é uma homenagem a Ariano Suassuna. O palco principal será chamado Palco da Compadecida. 

A programação da 8ª edição da Jornadinha prevê a participação de autores premiados como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Alexandre de Castro Gomes, Edson Gabriel Garcia, Eliandro Rocha, Felipe Castilho, Heloisa Prieto, Luiz Antônio Aguiar, Márcia Leite, o angolano Ondjaki, Pablo Morenno, Pedro Duarte, Renata Tufano, Renata Ventura, Rosana Rios e Selma Maria. 

O principal objetivo é que todos os participantes tenham contato com os autores que conheceram durante a leitura das obras na Pré-Jornadinha, que acontece nos meses que antecedem o evento. Para uma das coordenadoras da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, Fabiane Verardi Burlamaque, o principal objetivo da Jornadinha é formar leitores e plateias propondo uma leitura ampliada, não apenas do texto literário, mas também em distintos suportes e contextos. “O contato com diferentes manifestações artísticas, como literatura, teatro, exposições, música, dança, entre outras que estão sendo propostas, além de ampliar o repertório de linguagem e de cultura, possibilita experienciar novas realidades e, também, contribui para a construção de si mesmo”, ressaltou Fabiane. 

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são realizadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.upf.br/16jornada, pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Inscrições
As inscrições para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura devem ser feitas até od 21 de agosto de 2017, pelo site www.upf.br/16jornada, no qual também é possível se inscrever para a 16ª Jornada Nacional de Literatura. As vagas são limitadas.