Ensino

Inscrições abertas para especializações da Faculdade de Educação/UPF

14/12/2017

14:35

Por: Assessoria de Imprensa

Faed oferece três especializações para o primeiro semestre de 2018

A Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) é uma das unidades acadêmicas com inscrições abertas para cursos de especialização para o primeiro semestre de 2018. Estão sendo ofertadas a Especialização em Modelagem e Confecção - 1ª edição; a Especialização em Políticas e Gestão da Educação - 3ª edição; e a Especialização em Psicopedagogia - 10ª edição. Os cursos de pós-graduação lato sensu da Faed oferecem diferenciais que possibilitam a qualificação da formação acadêmica, intensificam e ampliam o compromisso com a formação continuada dos profissionais e reafirmam a interlocução da Faculdade de Educação com a região.

O objetivo dos cursos de pós-graduação lato sensu da Faed é proporcionar o aprofundamento teórico, técnico e/ou prático de um determinado campo de formação e de atuação. As propostas dos cursos intencionam formar especialistas em segmentos profissionais específicos e dialogam com os cursos de graduação e com o Programa de Pós-Graduação em Educação, que oferta cursos de mestrado e de doutorado. O corpo docente é constituído por mestres e doutores envolvidos em projetos de pesquisa, de extensão e com reconhecida prática profissional nas áreas de concentração dos cursos.

As aulas dos cursos de especialização acontecem geralmente nos finais de semana, como é de praxe nas pós-graduações lato sensu, mas a unidade acadêmica também está oferecendo outras opções, com aulas distribuídas durante os dias de semana. Esse é um dos principais diferenciais dos cursos da Faed. “As aulas distribuídas durante os dias da semana proporcionam movimentos da pós-graduação durante a semana e também como uma possibilidade de frequência em outros dias que não nos finais de semana pelos acadêmicos”, revela a coordenadora da pós-graduação lato sensu da Faed, Luciane Bordignon.

Confira um pouco mais sobre as especializações com inscrições abertas:

- Especialização em Modelagem e Confecção - 1ª edição
A oferta da Especialização em Modelagem e Confecção supre uma demanda das empresas atendidas pelo Polo de Moda e demais regiões do Brasil que buscam profissionais qualificados junto à UPF. O curso é destinado para profissionais com nível superior, colaboradores da indústria do vestuário que procuram informação e inserção nos segmentos contemplados como especialistas em modelagem e confecção, egressos dos cursos de moda e áreas afins. As aulas são quinzenais, às sextas-feiras à tarde e à noite, e aos sábados pela manhã.

- Especialização em Políticas e Gestão da Educação – 3ª edição
A abordagem do curso está ancorada na perspectiva da educação como prática social constitutiva e constituinte e como processo de socialização da cultura, historicamente produzida pelo homem e a escola como espaço privilegiado de produção e apropriação do saber. A proposta do curso objetiva proporcionar aos participantes formação teórica, prática e técnica e contribuir para a formação do especialista pesquisador no campo das políticas e da gestão da educação.  O curso é destinado para egressos dos cursos de licenciatura. As aulas ocorrem nas terças e quartas- feiras à noite. 

- Especialização em Psicopedagogia - 10ª edição
A psicopedagogia é a área de conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem humana e que visa ao apoio aos indivíduos e grupos envolvidos nesse processo. Por isso, o curso de especialização em Psicopedagogia visa habilitar profissionais capazes de atuar na prevenção e no tratamento das dificuldades de aprendizagem, considerando espaços clínicos e institucionais, assegurando compromisso ético e político com uma educação de qualidade para todos; bem como articulando-se a outros profissionais da educação e da saúde, promovendo práticas interdisciplinares de intervenção. O curso destina-se a profissionais graduados nas áreas da educação e da saúde, especialmente em Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia, destinando-se também a interessados de outras áreas afins que desejarem aprofundar seus estudos nas questões do processo das aprendizagens. As aulas são semanais, nas quintas e sextas-feiras à noite e alguns sábados pela manhã. 

Inscrições e informações
As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de março de 2018 no site www.upf.br/ensino#lato-sensu. Mais informações sobre os cursos também estão disponíveis nesse mesmo endereço.