Ensino

III Seminário Pré-Jornadas de Educação Matemática discute a interdisciplinaridade

20/11/2017

16:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O curso de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na tarde desta segunda-feira, dia 20 de novembro, o III Seminário Pré-Jornadas de Educação Matemática. Com o tema "Tecnologias e interdisciplinaridade", a atividade foi realizada no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da UPF e teve como objetivo aproximar os participantes das temáticas que serão abordadas e discutidas nas Jornadas de Educação Matemática de 2018. Participaram do encontro o diretor do Iceg, professor Cristiano Cervi; a coordenadora do curso de Matemática, professora Maria de Fátima Baptista Betencourt; a coordenadora do Laboratório de Matemática, professora Betine Diehl; e o coordenador das Jornadas de Educação Matemática, professor Luis Henrique Ferraz Pereira.

Para falar sobre o tema, foram convidados o professor da UPF Juliano Tonezer da Silva, a diretora da Secretaria de Educação de Soledade Ádria Brum de Azambuja, a assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Soledade Silvia Regina Carneiro e o professor de matemática da rede municipal e estadual de Soledade Augusto Jesus da Silva, que também apresentaram um projeto de interdisciplinaridade que vem sendo realizado no município. 

De acordo com a professora Betine, a atividade foi realizada como forma de preparação para as Jornadas, mas também com a intenção de discutir temas relativos à educação e de debater questões emergentes que circulam nas escolas, especialmente relacionadas à interdisciplinaridade. “Todas as áreas têm conteúdo específico, isso é pré-requisito básico para o professor, ele tem que saber o conteúdo que ele vai ensinar. A grande questão aqui é como ele vai atingir os alunos, como interessar, de que maneira esse conteúdo pode ser ensinado, é nesse sentido que a metodologia, que a prática pedagógica vem a ser uma preocupação de todas as áreas”, comentou. 

Jornadas de Educação Matemática
Com o tema Educação matemática e interdisciplinaridade: diálogos, experiências e práticas possíveis, a VII Jornada Nacional e a XX Jornada Regional em Educação Matemática acontecem de 2 a 4 de abril de 2018. Promovidas pelo Laboratório de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com o curso de Matemática e com o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, as Jornadas são espaços que promovem a discussão sobre práticas bem sucedidas à matemática, bem como o debate de temas que possuam vínculos e estímulos a inovações metodológicas para professores, acadêmicos do curso, pesquisadores e demais interessados na temática.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site upf.br/agenda, no link inscrições para eventos, até o dia 2 de abril de 2018. Mais informações e a programação completa podem ser encontradas no site jem.upf.br