Cultura

III Concurso de Quadrinhos do AHR/IHPF divulga vencedores

13/11/2017

16:40

Por: Assessoria de Imprensa

Os vencedores do III Concurso de Quadrinhos do Arquivo Histórico Regional (AHR) e do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) foram divulgados no dia 10 de novembro, durante a Feira do Livro de Passo Fundo. A edição do Concurso foi dedicada às lendas relacionadas ao “Chafariz da Mãe Preta”. 

As historietas vencedoras podem ser conferidas clicando aqui. Em breve todas as historietas serão publicadas no site Projeto Passo Fundo, como nas edições anteriores.

O objetivo desse concurso é instigar estudantes de todos os níveis, profissionais e a comunidade em geral para a importância das memórias e da história local e regional, bem como para os acervos que fazem possível seu estudo e divulgação, em especial o acervo AHR e do IHPF, localizados no centro da cidade: o Arquivo junto à UPF Idiomas e o Instituto no Espaço Cultural Roseli Doleski Preto.

A III edição do Concurso teve como destaque a participação das Escolas João Rosso e Professora Eulina Braga que investiram na proposta, o que resultou no envio de algumas historietas nas categorias de Ensino Fundamental e Ensino Médio. O concurso é uma iniciativa do Arquivo Histórico Regional (AHR/PPGH-UPF) e Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e teve apoio do curso de História e Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF, do Projeto Passo Fundo, da Academia Passo-Fundense de Letras, da Livraria Delta e da loja de revistas em Quadrinhos A Toca. 

Vencedores:


Categoria I – Estudantes do Ensino Fundamental
Luana Censi -Mãe Preta


Categoria II – Estudantes do Ensino Médio
Thaís Pascuali Moreno e Vanessa J. O. C. dos Santos - Lenda da Mãe Preta


Categoria III – Acadêmicos da Graduação e Desenhistas
Alex Araújo e Carli Roger Bortolanza - Lágrimas das saudades