Geral

IFCH e Faed celebrarão 60 anos em jantar comemorativo

05/10/2017

16:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e a Faculdade de Educação (Faed) da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizarão, no dia 11 de novembro, um jantar em comemoração aos 60 anos das unidades acadêmicas. O evento acontecerá no Palazzo Centro de Eventos, a partir das 20h.

Conforme o diretor do IFCH, professor Edison Alencar Casagranda, o ano de 2017 é um ano extremamente importante para as duas unidades. “Há 60 anos, tanto o IFCH quanto a Faed, por meio dos cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia, estiveram vinculados à Faculdade de Filosofia, mantida pelo Consórcio Universitário Católico. A criação da Faculdade de Filosofia, em 1957, se insere em um contexto cultural muito forte, contribuindo significativamente para colocar Passo Fundo na rota nacional do Ensino Superior. Relembrar esse movimento e comemorar o aniversário de 60 anos do IFCH e da Faed é, para dizer o mínimo, reconhecer o valor de uma iniciativa pioneira, que, ao longo desses anos, muito contribuiu para o crescimento da UPF e para o desenvolvimento cultural da nossa região”, comenta o docente.

Ainda, segundo ele, o jantar comemorativo não é apenas um momento de confraternização e de rememoração do passado. “Também é, acima de tudo, um momento para celebrar o presente e buscar, na união de professores, alunos e funcionários, motivação para entender e superar os desafios da atualidade”, disse Casagranda.

De acordo com a diretora da Faed, professora Eliara Zavieruka Levinski, o jantar congregará professores, funcionários, alunos e autoridades convidadas para celebrar, festivamente, o percurso acadêmico protagonizado por muitas pessoas no decorrer de seis décadas. “O processo constituído, desde o princípio, reafirma o trabalho coletivo, o sentimento de pertencimento e a convivência entre os pares. Tais sinais fazem parte do movimento efetivado, digno de comemoração. É um encontro ímpar, e, certamente, colaborará para reafirmar compromissos e projetos coletivos”, relata.