Geral

Iceg promove evento para apresentar UPF Parque, PoloSul.org, APLTec e projetos da área de TI

24/03/2017

15:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) realizou, na quinta-feira, 23 de março, um evento para apresentar diversos projetos e iniciativas na área de Tecnologia da Informação (TI). O encontro aconteceu no auditório do Iceg e reuniu acadêmicos e professores da área.

Durante o evento, foram apresentadas as parcerias entre UPF Parque, PoloSul.org e APLTec e os cursos de informática da UPF. “A ideia é apresentar alguns projetos que temos na linha de extensão ligados ao UPF Parque, que influenciam a vida dos estudantes, dos profissionais e das empresas do setor de TI; falar sobre as atividades da incubadora, que potencializa a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo; e também falar sobre o PoloSul.org e o APLTec, que trabalham em prol do desenvolvimento do setor de TI, gerando oportunidades”, destacou o professor do Iceg, Jaqson Dalbosco.

Também foram destacadas as ações e as oportunidades geradas pelo programa Inovasoftware e pelo projeto da fábrica experimental de desenvolvimento e testes de software, que está sendo implantada no UPF Parque. O programa InovaSoftware (Inovação em Desenvolvimento de Software na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul) busca articular ações para prospectar demandas da comunidade de TI regional por inovação em software, potencializando tanto a geração de soluções inovadoras quanto a melhoria da qualidade dos softwares produzidos pelos estudantes, profissionais e empresas da área. 

Já a fábrica experimental de desenvolvimento e testes de software é um projeto de extensão com foco em atividades voltadas à inovação em softwares para atender a demandas da comunidade, do mercado regional e da própria UPF pelo desenvolvimento de soluções inovadoras em software e aplicativos. Busca também contribuir na melhoria da qualidade dos softwares produzidos na região e potencializar a geração de novos empreendimentos em TI.