Ensino

ICB realiza VIII Seminário Conhecendo nossas Florestas

23/11/2017

18:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Os acadêmicos do VI nível do curso de Ciências Biológicas bacharelado, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) socializaram os trabalhos produzidos na disciplina de Silvicultura Ambiental. O encontro ocorreu na segunda-feira, 20 de novembro, no VIII Seminário Conhecendo nossas Florestas.

Conforme o professor Dr. Jaime Martinez, que organizou a atividade, ao longo do semestre os alunos conhecem e estudam as características e benefícios de cerca de 30 espécies florestais arbóreas, nativas do Rio Grande do Sul. Para as aulas, os alunos aproveitam o Campus da UPF, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN UPF) e outras áreas naturais protegidas, com o objetivo de conhecer a biodiversidade florestal.

Desenvolvendo um grande trabalho pedagógico ao longo do semestre, cada grupo de alunos escolheu uma floresta de seu município, com mais de 10 hectares e, neste ambiente, realizou dois trabalhos: primeiro um estudo florístico, identificando as espécies florestais arbóreas de cada região; e após um estudo fitossociológico. “Neste estudo, os acadêmicos aplicam cálculos dos parâmetros fitossociológicos como densidade, frequência, dominância e valor de importância de cada espécie vegetal”, explica o professor.

Os resultados dos trabalhos realizados ao longo do semestre foram socializados no seminário “Conhecendo Nossas Florestas”, que chega a sua 8ª edição. De acordo com Martinez, ainda neste ano foram estudadas duas florestas de Passo Fundo, a Arlindo Haas e da propriedade Bilibio - vizinha da RPPN UPF; além de uma em Mato Castelhano, uma de Ibirubá, e outra do município de Pinhalzinho/SC.

Para Martinez, além de enriquecer o conhecimento silvicultural e a biodiversidade de nossas espécies de árvores nativas, com a atividade os acadêmicos se preparam para atuar no processo de recuperação de áreas degradas, compreendendo a dinâmica das comunidades florestais. No seminário, uma banca externa faz a análise e propõe sugestões aos trabalhos dos acadêmicos. Nesta edição participaram da banca, o professor Alexandre Nienow, da Faculdade de Agronomia; e a mestranda Vanessa Bortoncello, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb).