Ensino

ICB realiza seminário dos programas de uso público em áreas naturais

13/12/2017

13:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) realizou, na disciplina de Biologia da Conservação, um seminário dos programas de uso público em áreas naturais. A atividade ocorreu no dia 29 de novembro e contou com o talento e a criatividade dos acadêmicos de VII nível da Biologia, que apresentaram suas trilhas interpretativas.

Cada grupo de alunos escolheu uma propriedade rural, onde realizaram um diagnóstico de seus recursos de fauna, vegetação, belezas cênicas, recursos hídricos, aspectos históricos, entre outros. Conforme o professor Jaime Martinez, que coordenou o seminário, em posse das informações, os estudantes realizaram um planejamento para que a área torne-se uma unidade de conservação da natureza e, posteriormente, avaliaram onde seria possível realizar um programa de uso público, levando pessoas para conhecer e interpretar o espaço, sem prejuízo para a conservação da natureza.

De acordo com o professor, os acadêmicos planejaram e aplicaram as trilhas interpretativas para um grupo de pessoas da comunidade e, no seminário, apresentaram o resultado dos estudos diante de uma banca multidisciplinar. Fizeram parte da banca a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) Cassie Rebellato Souza; a professora do Ensino Médio da rede pública de educação Aline Schú; a coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, professora Marta Bordignon; o coordenador da Agenda 21 em Passo Fundo, Ademar Marques; e o turismólogo Ricardo Assunção.