Geral

Há seis décadas desenvolvendo as ciências humanas junto à comunidade

13/03/2017

16:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF comemora 60 anos em 2017 e celebra a data com atividades especiais

Desde 1957, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) marca sua trajetória com a formação de profissionais de humanas. Há 60 anos, o Instituto - na forma de Faculdade de Filosofia -, iniciava sua trajetória no ensino superior. No princípio, a unidade acadêmica contava com os hoje sexagenários cursos de Filosofia e Letras. Ao longo do tempo, o IFCH, personalizando o espírito acadêmico-científico de professores e alunos, foi interpretando as demandas e as necessidade da comunidade regional e ampliou a oferta de cursos de graduação. Atualmente, são oferecidos também os cursos de graduação em História, Psicologia e Secretariado Executivo, e, além desses, o IFCH se consolida como um importante centro de pós-graduação de stricto sensu, com os cursos de Mestrado e Doutorado em História e Letras.

Para planejar as atividades comemorativas ao sexagésimo aniversário do Instituto, o Conselho de Unidade criou uma comissão composta por professores e estudantes. De acordo com o diretor do IFCH, professor Edison Casagranda, a comissão vem trabalhando desde dezembro do ano passado, em parceria com a Faculdade de Educação (Faed), que também comemora seus 60 anos em 2017. “Será um ano importante para nossa comunidade. São 60 anos de história, com muitos projetos que contribuíram para a expansão da UPF como um todo”, afirma o diretor, ressaltando que um cronograma será divulgado em breve, com os principais eventos e ações para este ano.

Atividades culturais

Para este início de semestre, o IFCH está lançando o Mosaico de Talentos, cujo objetivo principal é abrir um espaço semanal para que os estudantes, professores e funcionários possam compartilhar com a comunidade acadêmica seus talentos artísticos, com apresentações acústicas, canto, declamação de poesias, sketches teatrais e dança. O Instituto também inscreve para a exposição de desenhos, pinturas e outras formas de manifestação cultural.

A cada semana, em dias distintos, também serão realizados pocket shows de aproximadamente 20 minutos no saguão do IFCH. A atividade será das 19h às 19h20min. Para a apresentação ou exposição, o interessado deve ser estudante ou egresso do IFCH, podendo contar com a presença de até dois convidados. A inscrição deve ser realizada na secretaria do IFCH.

O Mosaico de Talentos já teve a participação do acadêmico Cássio Borges, de Letras, ainda no dia 20 de fevereiro. Na próxima quarta-feira, dia 15 de março, das 19h às 19h20min, será a vez de Jéssica Schwanke, também aluna do curso de Letras. Na oportunidade, ela apresentará um show acústico com repertório 100% nacional.

Aula Magna

No dia 21 de março, será realizada a Aula Magna do IFCH e da Faed. A atividade será às 19h30min, no Centro de Eventos da UPF, com o tema “A conjuntura internacional: problemas e desafios da atualidade”, com o palestrante Dr. Estevão de Rezende Martins, professor da Universidade de Brasília (UNB). O palestrante também participará de outras atividades na UPF, a convite do curso de História. Participarão do evento todos os cursos do IFCH e da Faed, professores, funcionários e convidados.

O professor Estevão de Rezende Martins tem graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971) e doutorado em Filosofia e História pela Universitaet Muenchen (Ludwig-Maximilian) (1976). É professor (desde 1977) titular (desde 2008) da Universidade de Brasília e realizou pós-doutorados em Teoria e Filosofia da História e em História das Ideias na Alemanha, na Áustria e na França. Trabalha com temas como teoria e metodologia da história, história política e institucional do Brasil, cultura histórica, história contemporânea (Europa, União Europeia e relações internacionais) e história política (Brasil, Europa ocidental e relações internacionais).