Extensão

“Há alguém me espionando?” é tema de cinedebate promovido pelo projeto Zion

19/04/2018

20:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O projeto Zion, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), promoveu, na quarta-feira, dia 18 de abril, o cinedebate “Há alguém me espionando?”. Durante a atividade, foi exibido o episódio “Manda quem pode”, da série de televisão Black Mirror (S03E03). O cinedebate ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), prédio B5, Campus I.

Participaram do debate os professores Carlos Schaeffer, da área de segurança de redes digitais, e Marcelo Doro, coordenador da área de Ética da UPF. A mediação foi do professor Marcos Brusso, coordenador do programa de Extensão Comunitário Conexões Tecnológicas. 

A atividade suscitou uma reflexão ao público sobre a postura e ações das pessoas quando estão conectadas à internet. “Muitas vezes as pessoas são suspeitam do que pode estar acontecendo e quais as consequências de algumas ações que são realizadas online. Então é possível que estejamos sendo espionados. As pessoas precisam desconfiar sempre. Neste ambiente da internet não sabemos exatamente quem está do outro lado, portanto é um ambiente muito sujeito a invasões de segurança e privacidade”, comentou o professor Marcos Brusso.