Geral

Grupo ForTI do Comung realiza I Capacitação Técnica em segurança da informação

22/11/2017

17:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Representantes da área de tecnologia da informação de instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung) estão reunidos nestes dias 22 e 23 de novembro para uma capacitação técnica em segurança da informação. Estão presentes no evento 33 representantes de 11 instituições de ensino superior integrantes do Comung: UPF, Univates, Feevale, Unisc, Unijui, Urcamp, URI, Unisinos, PUCRS, UCS e Unicruz.

Essa é a primeira capacitação técnica oficial promovida pelo grupo ForTI, que reúne CIOs, gerentes de TI e equipes de TI das 15 instituições comunitárias do Rio Grande do Sul que formam o Comung. O treinamento está sendo realizado no Centro de Eventos Cristo Rei, em São Leopoldo, ministrado pela Andrade Soto Information Security, de Porto Alegre, empresa especializada na área de segurança da informação.

Conforme o presidente do ForTI, Paulo Roberto Mallmann, o tema segurança da informação é algo que preocupa e necessita estar em constante atualização por parte das equipes de TI das Instituições. “Foi sugestão do próprio grupo realizar uma capacitação técnica nessa área com o propósito de atualização das equipes de TI de nossas IES”, aponta ele, enfatizando que a segurança da informação está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para uma organização.

A iniciativa é voltada à capacitação de equipes de desenvolvimento de software e também equipes que administram a infraestrutura de TI das Instituições do Comung. “O foco da capacitação é desenvolvimento de software seguro baseado numa infraestrutura segura. São abordados assuntos que aumentam a segurança dos sistemas e eliminam as possibilidades de sucesso nos ataques mais comuns”, explica Mallmann.

Grupo ForTI
O ForTI realiza encontros trimestrais sediados em alguma instituição do grupo para troca de experiências sobre gestão e operação de TI. Além disso, todo mês de maio é realizado um seminário integrador. “Temos também uma lista de discussão muito ativa e trocamos experiências periodicamente de forma on-line”, comenta o presidente do grupo.