Geral

Gestão do projeto político-pedagógico é tema da terceira edição das Salas Temáticas

13/06/2018

16:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

A 3º edição das Salas Temáticas abordará o tema a “Gestão do projeto político-pedagógico: das decisões às práticas pedagógicas”. A atividade é promovida pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE) e o Centro Regional de Educação (CRE), por meio da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF). O primeiro encontro foi realizado na tarde de quarta-feira, 13 de junho, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac).

O encontro reuniu professores, coordenadores pedagógicos, diretores, secretários e assessores das secretarias municipais, equipes pedagógicas das coordenadorias regionais de educação, acadêmicos e professores das licenciaturas, pós-graduação e demais interessados.  

A temática deste ano emergiu das avaliações realizadas pelos participantes da edição anterior, dos estudos e discussões do campo das políticas educacionais e das experiências dos profissionais da educação que estão atuando no cotidiano das escolas, dos sistemas e das redes de ensino. A diretora da Faed, Eliara Zavieruka Levinski, comentou que os sistemas de educação são orientados pelo Projeto Político Pedagógico (PPP), mas nem sempre ele é vivenciado pelos segmentos que fazem parte da escola. “O que hoje se constata como dificuldade, algo necessário, é a gestão do PPP. As salas temáticas neste ano vão discutir em que medida a escola consegue fazer a gestão, que é colocar em ação a política decidida, participativamente, porque um PPP não é de responsabilidade somente de uma direção, de uma coordenação, mas ele é uma identidade da escola”, enfatiza Eliara.

Sobre a Sala Temática
A sala temática é um momento de formação continuada que reafirma o trabalho coletivo e a mobilização dos sujeitos que, comprometidamente, em diferentes endereços, protagonizam e buscam a qualidade e a humanização na educação básica.