Geral

FUPF recebe medalha de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa

01/12/2017

16:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/ Marcelo Bertani

Projeto de extensão Projur Mulher e Diversidade foi reconhecido pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade

A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por meio do projeto de extensão Projur Mulher e Diversidade, da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), foi agraciada, na noite de quinta-feira, 30 de novembro, com a Medalha de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cerimônia realizada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, contou com a presença de diversas autoridades e representantes das entidades indicadas à premiação. 

A presidente da FUPF, professora Maristela Capacchi, recebeu a medalha da Premiação, que é considerada uma das mais importantes distinções do parlamento do RS, de incentivo e reconhecimento das entidades e intuições que de forma voluntária desenvolvem ações em benefício da comunidade. 

O diretor da Faculdade de Direito, professor Dr. Rogerio da Silva, também esteve presente na cerimônia, e destacou a felicidade pelo reconhecimento do projeto. “O fato de ser finalista pelo segundo ano consecutivo demonstra a qualidade dos nossos projetos de extensão e o nosso compromisso com a comunidade e com os nossos alunos”, destacou. 

Além de receber a medalha de Responsabilidade Social, a Fundação Universidade de Passo Fundo foi finalista do Tema Norteador 2017 - “Equidade de gênero”.  Em 2016, a FUPF, por meio do projeto de extensão Balcão do Consumidor, foi a grande vencedora do tema norteador “Consumidor consciente e educação financeira”, tendo essa sido a terceira vez que a Instituição recebeu a premiação máxima de responsabilidade social do estado. Além disso, foi agraciada com Certificado e Medalha do Prêmio Responsabilidade Social diversas vezes, tendo, nos anos de 2005 e 2011, recebido o Troféu Destaque RS. 

Projur Mulher
O projeto de extensão Projur Mulher teve início em 2004, promovendo o auxílio jurídico e social de mulheres em situação de violência e, mais recentemente, da diversidade de gênero. Ele integra a rede de acolhimento e atendimento à mulher, tendo como missão o acompanhamento jurídico processual de mulheres em situação de violência e filhos, tanto na área criminal quanto de direito de família e direito civil. Atuando também na prevenção à violência em atividades voltadas à informação e à sensibilização da comunidade a respeito da violência de gênero, direitos humanos, legislação pertinente, trabalhando o empoderamento e a emancipação feminina.

Vencedores PRS 2017
Foram agraciados com Troféu de Responsabilidade Social e Medalha de responsabilidade Social, por categoria, as seguintes organizações:

Tema norteador 2017 “Equidade de gênero” -  Troféu Destaque RS
Fundação La Salle, com o projeto Casa da Cidadania.

Instituição de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissional
Troféu para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai
Medalha para a Sociedade Escolar de Santa Cruz – Mantenedora do Colégio Mauá

Instituição de Ensino Superior
Troféu para a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Fidene
Medalha para a Fundação Universidade de Passo Fundo

Municípios
Troféu para o Município de Três passos

Entidades governamentais
Troféu para a Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan
Medalha para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

Sociedades cooperativas
Troféu para a Cotripal - Agropecuária Cooperativa
Troféu para a Unimed Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo LTDA
Medalha para a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento – Sicredi Pioneira RS
Medalha para a Unimed Nordeste – RS Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda
Medalha para a Unimed RS – Federação das Cooperativas Médicas do RS

Entidades sem fins econômicos – até 250 mil reais
Troféu para o Rotary Club de Lajeado Engenho
Medalha para a Fundação de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário - FAESP

Entidades sem fins econômicos – acima de 250 mil reais
Troféu para a Fundação La Salle
Medalha para a Associação Atlética Banco do Brasil
Medalha para o Instituto do Câncer Infantil
Medalha para o Instituto Vitória
Medalha para o Instituto Servos da Divina Providência – Abrigo João Paulo II
Medalha para o Lar da Criança Henrique Liebich
Medalha para a Fundação Semear

Micro e pequenas empresas
Troféu para Lenz Bergesch Contabilidade
Medalha para o Escritório Benincá LTDA

Médias empresas
Troféu para a Bebidas Fruki
Medalha para a empresa Sogil – Sociedade de Ônibus Gigante LTDA

Grandes empresas
Troféu para a empresa CVI Refrigerantes
Medalha para a Tecon Rio Grande S/A

Premiação
O Prêmio de Responsabilidade Social é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e organizações da sociedade civil. O PRS é organizado conjuntamente com uma Comissão Mista, atualmente formada por representantes de 14 entidades: Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE); Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI); Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS); Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRC/RS); Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul); Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS); Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs); Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomérico); Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (ORSUB); Organização Parceiros Voluntários (OPV); Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP); Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Social do Comércio (Sesc); e Sindicato e Organização das Cooperativas RS-Ocergs/Sescoop.