Geral

Fórum na Exposol apresenta resultados de pesquisas aplicadas ao setor de gemas e joias

02/05/2017

09:29

Por: ClicSoledade Portal e Comunicação Ltda

Fotos: Divulgação/ClicSoledade Portal e Comunicação Ltda

Ao todo, foram expostos 11 estudos desenvolvidos ao longo de 2016 por pesquisadores da UPF e da UFGRS

Soluções para alguns problemas da cadeia produtiva das pedras preciosas foram apresentadas durante o Fórum Estadual “VI Mostra de Resultados de Pesquisas Aplicadas ao Arranjo Produtivo de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul”. O evento aconteceu na sexta-feira, 28 de abril, no auditório do Museu da Pedra e Mineralogia Egisto Dal Santo, durante a Exposol 2017, em Soledade.

Participaram pesquisadores e alunos da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao todo, foram expostas 11 pesquisas que foram desenvolvidas ao longo de 2016 e que envolveram estudantes de mestrado e doutorado e acadêmicos da graduação de ambas as instituições de ensino.

De acordo com Maciel Donato, todos os trabalhos se caracterizam por sua qualidade. “Cada um teve cerca de 15 minutos para explanar sobre suas ações. O interessante desse evento é que podemos conhecer o que está sendo produzido, discutir e trocar ideias entre os envolvidos e posteriormente transferir essa tecnologia aos interessados”, afirma.

Além dos pesquisadores, o Fórum também tinha como público-alvo empresários e funcionários de empresas, presidentes de entidades de classe, estudantes, professores universitários e público em geral.

O resultado da demanda estabelecida pelo setor produtivo resultou na publicação de mais um livro. A obra descreve soluções de problemas científicos e tecnológicos do setor em linguagem técnico-empresarial, adequada ao entendimento dos usuários da pesquisa, empresários e trabalhadores do setor.