Geral

Formatura do Programa Escola de Hackers aconteceu nessa quarta-feira (22)

24/11/2017

14:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: João Henrique Pazuch

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, na manhã de quarta-feira, 22 de novembro, o encerramento das atividades do Programa Escola de Hackers, realizado em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, com a colaboração e a coordenação didático-científica do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (Gepid) da UPF. A cerimônia de encerramento ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da UPF (Iceg). 

Ao todo, mais de 100 alunos, de 5 a 70 anos, concluíram o curso. Ao longo de toda a formação, por meio da Academia White Hat, do Berçário de Hackers, da Escola de Hackers e da Escola de Hackers Avançada, os alunos tiveram diferentes níveis de contato com a programação de computadores e com a robótica educativa. 

Em funcionamento desde 2014, o Programa já ensinou programação para mais de 800 jovens, possibilitando que exerçam a manifestação máxima de inclusão digital na sociedade contemporânea: programar computadores. Coordenador do Gepid, o professor Adriano Canabarro Teixeira acredita que mais do que ensinar técnicas de programação, criou-se um ambiente de desenvolvimento de competências cognitivas fundamentais para o cidadão do século XXI. 

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site http://mutirao.upf.br/hackers/