Pesquisa e Inovação

Formanda do curso de Arquitetura desenvolve projeto de abrigos para refugiados e é premiada

17/08/2017

14:53

Por: Natália Fávero - Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero e Reprodução

Bianca Vargas Acunha recebeu reconhecimento do Instituto de Arquitetos do Brasil pelo projeto

Pensando na maior crise humanitária do mundo, a formanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) Bianca Vargas Acunha desenvolveu um projeto de Abrigo Emergencial para Refugiados. O projeto foi tema do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e recebeu o Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que destaca o melhor trabalho de conclusão de cada turma de formandos de cada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. O certificado de Menção Honrosa foi entregue para a aluna, agora egressa do curso, no início do mês de agosto, por meio do representante do IAB em Passo Fundo, Marcos Frandoloso, que também é professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) da UPF. Bianca também participará da próxima etapa do Prêmio, que escolherá o melhor trabalho do ano. 


Formanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF Bianca Vargas Acunha recebeu o Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)


O projeto, que foi criado devido às crescentes migrações de refugiados, tem como objetivo proporcionar dignidade social e qualidade de vida às vítimas. Os abrigos emergenciais levam em conta o projeto arquitetônico, a logística e a implantação de habitações para as vítimas de desastres climáticos e de conflitos bélicos. 

A aluna pensou em três diretrizes principais para elaborar os abrigos: o atendimento às necessidades mínimas do homem, a adaptabilidade em diferentes situações e lugares e o caráter logístico do abrigo. O conceito dos abrigos está ligado especialmente à funcionalidade, ou seja, à rápida montagem e desmontagem, e à facilidade no transporte. “Tanto os refugiados bélicos quanto as vítimas de desastres climáticos fazem parte da maior crise humanitária do mundo atualmente. Pensei nessas pessoas, que estão vulneráveis”, revela Bianca.


O conceito dos abrigos está ligado especialmente à funcionalidade e à facilidade no transporte


O trabalho da aluna também foi agraciado como um dos destaques do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF e está exposto no Prédio V2, no Campus I. “A intenção do projeto foi gerar abrigos de rápida montagem e transporte e que, ao mesmo tempo, atendessem à necessidade de aumentar ou diminuir o espaço para abrigar pessoas refugiadas, em situação de guerra ou desabrigadas devido a intempéries. O projeto atende a climas desérticos e a climas tropicais úmidos e um dos abrigos foi pensado especialmente para o Vale de Caí no Rio Grande do Sul, que tem problemas de inundações, com clima quente no verão e frio com umidade no inverno”, destaca o orientador do trabalho, professor da Fear, Juan Mascaró.

O Prêmio IAB tem como objetivo valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do estado. “É uma forma de mostrar o esforço do aluno de Arquitetura em busca de soluções diferentes com inovação e criatividade. O trabalho da Bianca merece esse destaque porque, além de abranger as questões bioclimáticas, atende a uma questão social dessas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, ressalta o representante do IAB em Passo Fundo e professor da Fear, Marcos Frandoloso.


Os abrigos emergenciais levam em conta o projeto arquitetônico, a logística e a implantação de habitações para as vítimas de desastres climáticos e de conflitos bélicos


Para Bianca, a arquitetura é uma aliada para ajudar na crise humanitária que o mundo enfrenta. “Queria um projeto humanizado, que ajudasse as pessoas. Às vezes, a gente não se dá conta de quanto as pessoas precisam de ajuda. A guerra civil na Síria acontece há seis anos e não se resolve. Precisamos ajudar de alguma forma”, pontua Bianca.