Ensino

Faculdade de Medicina realiza II Jornada de Cirurgia

21/05/2018

15:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Evento aconteceu na sexta-feira, 18 de maio, e no sábado, 19, e reuniu acadêmicos e profissionais da área de cirurgia geral

A Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) realizou, na última sexta-feira, dia 18 de maio, e sábado, 19, a II Jornada de Cirurgia Geral. O evento, promovido pela Liga Acadêmica de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina (Lacige), com a coordenação do professor Dr. Paulo Reichert, teve o objetivo de promover a atualização na área de cirurgia geral tanto aos acadêmicos quanto aos profissionais da área. As atividades ocorreram no auditório Biomédico da FM. 

Ao longo dos dois dias do evento, a programação teve palestras, apresentações de caso, além de apresentações de trabalhos e pesquisas dos acadêmicos da Instituição. De acordo com o coordenador do evento, professor Paulo Reichert, a Jornada de Cirurgia segue o modelo do Módulo de Hepatologia que é realizado na UPF há 11 anos. “Neste ano, nós trouxemos professores da UFRGS para conversar com os alunos, todos doutores. Nós nos preocupamos que eles trouxessem para nós palestras de interesse geral, não só super especializadas. Problemas na vesícula, problemas no pâncreas, a cirurgia de obesidade que hoje é uma epidemia, como atender as crianças com dores abdominais, enfim, buscar o interesse do acadêmico e do médico generalista e não ultraespecialista”, destacou o professor. 

Segundo Reichert, a atividade visa a atualização médica continuada. “O conhecimento está mudando muito rápido. É necessário estarmos sempre atualizados, mesmo os alunos que já cursaram as disciplinas de cirurgia, as coisas já evoluíram e eles têm que resgatar e acompanhar a evolução da literatura”, completou. 

A programação da primeira noite de evento contou com a palestra “Manejo de Colecistopatias”, com o Dr. Alessandro Osvaldt (UFRGS). Em seguida, o Dr. João Vicente Bassols (HCC) falou sobre o tema “Abdome agudo no paciente pediátrico”. Ao final da noite, o Dr. Alessandro Osvaldt voltou para falar sobre “Manejo de lesões císticas pancreáticas”. No sábado, a programação seguiu com palestras e apresentações de trabalhos. O evento encerrou com a entrega das premiações para os melhores trabalhos.