Ensino

Faculdade de Medicina promove I Simpósio de Sexologia Feminina

11/06/2018

14:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Atividade foi organizada pela Liga de Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia e ocorreu na sexta-feira (8) e no sábado (9)

Promover um espaço para discussão do cuidado e da saúde sexual da mulher foi o objetivo do I Simpósio de Sexologia Feminina, que ocorreu na Universidade de Passo Fundo (UPF), na última sexta-feira, 8 de junho, e sábado, dia 9. A atividade foi promovida pela Liga de Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia (Lagos), vinculada ao Programa de Educação Continuada – Ligas Acadêmicas, da Faculdade de Medicina (FM) da UPF e realizada no auditório Biomédico da FM.

Pioneiro na cidade, o evento contou com palestras e mesas redondas com diferentes temas relacionados à sexualidade feminina. “A saúde sexual da mulher é fundamental na promoção da autonomia e do empoderamento sobre seu corpo. O evento é pioneiro na cidade e no âmbito acadêmico, uma vez que a sexualidade feminina ainda é vista como tabu pela sociedade. Dessa forma, ele é de suma importância para desconstruirmos alguns preconceitos ainda presentes entre as mulheres e homens em geral”, explicou a acadêmica e integrante da Lagos, Carla Regina Festa.

Para a professora e coordenadora da Lagos, Silvane Nenê Portela, falar sobre sexualidade feminina não é fácil, assim como também é difícil lutar por um simpósio de sexualidade. Aos poucos, no entanto, as barreiras vão sendo quebradas. “Um dos quatros elementos para que a gente tenha qualidade de vida é a sexualidade, ao lado do trabalho, ao lado da família e ao lado do lazer está a sexualidade e por isso é importante tratar esse assunto, mesmo com todas essas barreiras”, destacou.

A primeira noite de Simpósio teve, além da abertura, palestras com os temas Terapêuticas na Sexualidade Feminina, com a professora Silvane, e Masturbação feminina, ministrada pela professora Daniela Salgado. Também foi realizada uma mesa redonda com o tema Sexo na adolescência: como abordar?. A programação seguiu no sábado pela manhã também com palestras e mesas redondas.