Extensão

Faculdade de Medicina e Unimed Alto Jacuí: uma parceria com mais de 15 anos

14/07/2017

16:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Medicina (FM), realizou, em parceria com a Unimed Alto Jacuí, a 17ª Jornada Médica e o 11º Simpósio de Enfermagem durante o mês de junho. Os eventos deste ano tiveram como tema o “Manejo da dor” e as atividades foram desenvolvidas nos municípios de Selbach e Ibirubá.

A abertura do encontro aconteceu no dia 7 de junho. A professora Cristiane Barelli abordou o tema “Para ter saúde... mexa-se e cuide de suas emoções”. “É difícil encontrar um tema que seja abrangente e contemple a todos. Para essa edição, trabalhamos com o manejo da dor, porque tanto a dor aguda quanto a crônica está presente em todas as especialidades médicas e o objetivo do evento é promover a atualização de conhecimento desses profissionais”, explicou a professora.

No dia 10 de junho, a 17ª Jornada Médica ocorreu no auditório da Unimed Alto Jacuí, no município de Ibirubá, onde o professor da UPF, Charles André Carazzo, falou sobre a dor analgésica e sedação. O médico Rodrigo Webber abordou o tema controle da dor oncológica e o anestesiologista Eugenio Pagnussat Neto, egresso da UPF, discorreu sobre o manejo da dor no pós-operatório. Além dos profissionais da região, o evento contou com a participação de um grupo de 15 alunos do curso de Medicina da UPF. “Quando a FM se engaja nessas parcerias, está cumprindo seu compromisso social de promover a qualificação permanente dos profissionais. Somos parceiros há mais de 15 anos nesse evento. Temos compromisso com nossos egressos, pois a maior parte desses profissionais se formou conosco, e a disponibilização de conhecimento atualizado impacta na assistência à saúde prestada às pessoas”, destacou a professora Cristiane.

O 11º Simpósio de Enfermagem ocorreu na Câmara de Vereadores de Ibirubá e contou com a participação do professor do curso de Enfermagem da UPF, Gustavo Cavalcanti, que falou sobre o papel da enfermagem no tratamento da dor, e do professor Charles André Carazzo, que falou sobre a dor no contexto da segurança do paciente.