Extensão

Faculdade de Direito da UPF participa da VI Competição de Arbitragem Empresarial em Porto Alegre

14/03/2018

14:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

A capital gaúcha recebeu, no último final de semana, dias 9, 10 e 11 de março, uma competição da área do Direito: a VI Competição de Arbitragem Empresarial (Caemp). A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) participou da atividade, com uma equipe liderada pela professora Marlova Stawinski Fuga e composta pelos acadêmicos Helen Luisa Müller, Letícia Abati Zanotto, Anderson Weber e Guilherme Witeck.

O evento ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Segundo Marlova, com a presença na competição, a Faculdade expande sua atuação para um contexto mais apropriado para o direito empresarial. “As funções dos operadores do Direito restam transformadas e enaltecidas e o profissional do futuro será aquele que saberá transitar pelas principais formas de solução de conflitos: negociação, mediação, arbitragem e judiciário”, afirma.

O evento

A competição simula um procedimento arbitral baseado em um caso ficto, em que os competidores atuam como advogados das partes em conflito e são avaliados em suas habilidades escritas e orais por profissionais com experiência em arbitragem. Ao todo, 23 equipes de diversos estados participaram da Caemp, e, ao final a UPF – equipe 23 –conquistou a posição de 10º lugar. Entre os objetivos principais, estão disseminar a arbitragem, estimular seu estudo e contribuir para a formação de profissionais mais qualificados para atuar em arbitragem no Brasil.