Universidade

Faculdade de Direito: 60 anos de tradição e qualidade

27/09/2016

18:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Unidade acadêmica, que já formou mais de 8 mil profissionais, é uma das principais instituições de ensino jurídico do Brasil

As seis décadas de história da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) são marcadas pelo pioneirismo no ensino jurídico no interior do Rio Grande do Sul, pela qualidade curricular e pelo investimento em infraestrutura, tanto para a pesquisa, quanto para a extensão. Conceitos que fazem dessa uma das principais instituições da área no Brasil. O reconhecimento também se dá pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que concedeu, neste ano, para o curso de Direito, o selo OAB Recomenda, colocando a UPF na destacada posição de estar entre as oito instituições a receber a distinção no estado, única da região Norte. 

A qualidade do ensino e do corpo docente, aliada à dedicação de alunos e funcionários, torna a Faculdade referência, tanto na graduação quanto nos demais níveis de ensino – pós-graduação lato e stricto sensu – e nos cursos de extensão. 

Para marcar os 60 anos de história da Faculdade de Direito, no último sábado (24/09), foi realizado um jantar-baile, no Clube Comercial. Na oportunidade, ex-diretores, professores e egressos da Faculdade foram homenageados. A solenidade contou com a presença do reitor da UPF José Carlos Carles de Souza, da vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin e do vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior. 

O diretor da Faculdade de Direito, Rogerio da Silva, destaca que a FD é uma das pioneiras no ensino jurídico no interior do estado. “No Brasil, é muito conhecida, pois seus egressos se destacam nas mais diversas carreiras jurídicas. Isso se conquistou ao longo dessas seis décadas em função da qualidade do ensino, do corpo docente e da dedicação dos alunos. É uma trajetória vitoriosa e que contribuiu, inclusive, para a origem da Universidade de Passo Fundo. Tudo isso se confirma com o selo OAB Recomenda que conquistamos em 2016, justamente no ano que comemoramos 60 anos. Além da tradição, ficou evidenciada a qualidade da Faculdade, que figura entre as 139 melhores do país e entre as oito do Rio Grande do Sul, sendo a única da região Norte gaúcha. Isso é fruto da dedicação dos professores, dos alunos, dos funcionários, da Reitoria e dos mais variados projetos que temos, como o Balcão do Consumidor, o Projur Mulher, o Mediajur, o Jec e o Sajur. Além da parte acadêmica, a Faculdade tem essa característica de estar inserida na comunidade, qualificando os alunos e prestando um trabalho de acesso à Justiça. Temos nosso mestrado próprio, vários cursos de especialização e cursos rápidos de extensão. A Faculdade de Direito completa 60 anos com a tradição reconhecida e revigorada”, frisa.

Homenageados 

Foram homenageados, durante o baile dos 60 anos da FD, os ex-diretores Jorge Buaes Sobrinho, Nelson Júlio Martini Ribas, Luiz Juarez Nogueira de Azevedo,  José Catharino Ferreira e José Carlos Carles de Souza; os ex-alunos da segunda turma Mario da Costa Neves,  Trajano Porto Cardoso e Noberto Amandio Wentz, e da terceira turma,  Alberi Falkembach Ribeiro; os professores jubilados neste ano José Mello de Freitas e Vitor Hugo Oltramari; e, também, o diretor Rogerio da Silva, o vice-diretor Edmar Vianei Daudt e a coordenadora do curso, Maira Dal Conte Tonial.