Jornada

Estrutura da Jornada Nacional de Literatura começa a ser montada

06/09/2017

16:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

16ª Jornada e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura serão realizadas na Universidade de Passo Fundo (UPF) em outubro

Faltando menos de um mês para a 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontecem de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS, inicia a montagem da estrutura de lonas e tendas para receber o público. A estrutura está sendo montada na área do Portal das Linguagens, Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), local que sediará essa movimentação literária, que é uma das maiores da América Latina.

Serão instalados em torno de 10 mil metros quadrados de área coberta externa entre pavilhão de lona e tendas. Mais de 50 técnicos estão envolvidos na montagem da estrutura. Só o Espaço Suassuna (grande lona), terá 2,5 mil metros quadrados, segundo a empresa PD Eventos, contratada para montagem da estrutura. Os espaços cobertos por lonas referem-se ao Espaço Suassuna (grande lona); ao Espaço Lendas Brasileiras, Clarice Lispector (Jornadinha); à Praça de Alimentação; e a coberturas que ligam as áreas. 

Nesta edição, os espaços da Jornada serão “batizados” em homenagem a quatro grandes escritores brasileiros: Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar, contemplando sua trajetória e as obras que marcaram suas carreiras. 


Confira a estrutura de cada espaço:


Espaço Suassuna – grande lona
A grande lona será denominada Espaço Suassuna, com capacidade para 2 mil pessoas. A lona terá 2,5 mil metros quadrados. A entrada desse ambiente terá nomenclatura associada à obra do autor, o que também ocorre com o palco, chamado Palco da Compadecida, que terá cerca de 18 metros de comprimento por 8 metros de largura. Esse setor também contempla um espaço para recepcionar os escritores e artistas que estarão no Palco. 

Espaço Lendas Brasileiras, Clarice Lispector – Jornadinha
O espaço reservado às atividades da 8ª Jornadinha levará o nome de “Espaço Lendas Brasileiras, Clarice Lispector”, composto por quatro tendas com nomes alusivos às personagens de lendas brasileiras transcritas por Clarice Lispector na obra Como nasceram as estrelas: Doze Lendas Brasileiras: Tenda Yara, Tenda Malazarte, Tenda Negrinho do Pastoreio e Tenda Curupira. Cada uma dessas tendas terá 600 metros quadrados. A Jornadinha funcionará em sistema de rodízio, para atender às 4 mil crianças que passarão por dia pela lona principal e tendas. 

Espaço Drummond - imprensa
O Espaço Drummond será no pavilhão do Portal das Linguagens, que tem 50 metros de comprimento e 40 de largura, e será composto por livrarias e setores da imprensa, ambiente de sessões de autógrafos e estandes de patrocinadores, em um complexo que homenageia o poeta Carlos Drummond de Andrade. A frente do complexo, com acesso aos demais ambientes, será chamada de Passo Itabira, espaço criado a partir da junção de Passo Fundo e a cidade de nascimento de Drummond, Itabira) e ligará os Espaços Drummond, Suassuna, Lendas Brasileiras e Moacyr Scliar.

Espaço Moacyr Scliar - exposições
Já o Espaço Moacyr Scliar, no Centro de Eventos da UPF, abrigará as exposições da Jornada e da Jornadinha. A entrada do Centro de Eventos terá nomenclatura associada à obra do autor, bem como o hall de entrada, chamado Hall dos Centauros, alusão à obra “O centauro no jardim".

Praça de alimentação
A praça de alimentação terá 1,5 mil metros quadrados de área coberta. O espaço contará com um parque de foodtrucks e a empresa que prestará o serviço de alimentação é a B2M Cultura e Eventos. Serão oito trucks e, de acordo com a empresa, a ideia é oferecer uma experiência nova, diferenciada, com uma gastronomia elaborada para alunos, professores e participantes da Jornada. Serão oferecidos hambúrgueres, pizzas, panchos, churros, comidas de boteco, sorvetes, crepes e bebidas (refrigerantes, sucos e água). Os preços deverão variar entre R$ 7,00 e R$ 20,00. O público que não está inscrito na Jornada também terá acesso ao espaço. 

Sobre a Jornada
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios da Ambev, do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon, Fapergs, da Ipiranga, da SulGás, da Triway e da TechDEC, com o apoio cultural da BSBIOS e do Sesi, patrocínio promocional da Capes, Italac e Oniz, com a parceria cultural do Sesc, financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.

As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.