Ensino

Especialização em Modelagem e Confecção atenderá à demanda da indústria têxtil

31/01/2018

14:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Inscrições abertas para a 1ª edição da especialização. As aulas iniciam em abril

A Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) oferta, pela primeira vez, a Especialização em Modelagem e Confecção. O curso tem como objetivo formar especialistas em Modelagem e Confecção, que estejam aptos a atender às necessidades da indústria têxtil nacional, otimizando processos e oferecendo novas alternativas ao setor, suprindo demanda acadêmica e profissional. O curso tem duração de 18 meses, com aulas nas sextas-feiras (tarde e noite) e aos sábados (manhã). As inscrições estão abertas e as aulas iniciam em abril.

A oferta da Especialização em Modelagem e Confecção supre uma demanda percebida pelo Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Moda da UPF, que chegou por meio das empresas atendidas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Polo de Moda Norte Gaúcho e demais regiões do Brasil, que buscam, junto à UPF, profissionais qualificados. “Existe uma redução significativa em modelistas que atendam às exigências do mercado dominando todas as técnicas disponíveis na construção de moldes. Tal redução é percebida inclusive na academia, pela ausência de professores especialistas nessa área específica”, ressaltou a coordenadora da Especialização, Me. Maria Aparecida Israel.

A especialização prevê disciplinas teóricas em EAD (12%) e o restante das disciplinas são práticas e ministradas por profissionais e professores inseridos no mercado da moda. O curso é destinado para egressos dos cursos de Moda e profissionais com nível superior, colaboradores da indústria do vestuário que procuram informação e inserção nos segmentos contemplados como especialistas em modelagem do vestuário.

Objetivos

Os alunos serão capacitados para executar métodos de pesquisa captando tendências em silhuetas; pesquisar, elaborar e executar processos de modelagem em roupas; identificar e aplicar informações básicas para construção de bases do vestuário; interpretar modelos utilizando bases através da modelagem plana, tridimensional e sistemas CAD/CAM; acessar softwares específicos para construção de modelagem; e aplicar processos de acabamento em peças complexas do vestuário (atelier de moda).

Funcionamento e inscrições

As aulas, que serão realizadas no Centro de Ensino Tecnológico (CET), Campus I da UPF, iniciam no dia 23 de março e ocorrem em regime quinzenal, às sextas-feiras à tarde e à noite, e aos sábados pela manhã. O período do curso é 18 meses.

As inscrições devem ser feitas no site www.upf.br/ensino. Informações pelo telefone (54) 3316-8295 ou pelo e-mail faedpos@upf.br.