Ensino

Especialização em Design e Interiores está com inscrições abertas na UPF

12/06/2017

15:40

Por: Jéssica França

Fotos: Fotos: Gelsoli Casagrande

Tendências de inovação e sustentabilidade serão temas desenvolvidos pelos alunos na Universidade de Passo Fundo

A Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF) está com inscrições abertas até o dia 9 de julho, para o curso de Especialização em Design e Interiores. Uma oportunidade para profissionais que buscam atualização e aprofundamento na área.

De acordo com o coordenador do curso, professor Marcelo Moreira, a especialização tem um foco diferenciado do que está sendo ofertado no mercado atualmente. “Tem um foco para layout de interiores, mobiliário, decoração aplicada a interiores, além das tecnologias de automação. Esse é o foco da especialização, diferente do design de interiores, que trabalha mais a arquitetura. O curso abrange também o design, oferecendo disciplinas com foco em mobiliário, em modelagem e em sustentabilidade”, explicou.

De acordo com Moreira, o objetivo é trazer para as áreas do design, arquitetura e afins a importância de saber compor um espaço de acordo com o mobiliário, as texturas, as cores, a iluminação e a automação. “Trabalhamos também em várias disciplinas a questão da sustentabilidade e do impacto para proporcionar o bem-estar nos ambientes. Estimulamos os alunos a explorarem toda a diversidade do campo de atuação de forma criativa e inovadora”, afirmou.

Mercado de trabalho e inovação

Essa é a segunda edição do curso de Especialização de Design e Interiores, o qual visa suprir a demanda de mercado, que exige cada dia mais inovação e criatividade, de olho nas tendências do mercado atual. “Nota-se que há uma procura grande por profissionais especializados nessa área de atuação com muita informação do que há de novo nas tendências de mercado. Apesar da crise financeira, é um campo em que as pessoas buscam o bem-estar e qualidade de vida: isso tudo acaba impactando no resultado, que é a decoração do ambiente, tanto do residencial quanto do comercial”, destacou.

A preocupação com os ambientes não se limita aos revestimentos, conforme Moreira, o curso faz com que os alunos conheçam e desenvolvam trabalhos se utilizando da tecnologia, aplicando a modelagem, além do conhecimento em suportes de impressão 3D, iluminação, entre outros aspectos importantes.

Além disso, a especialização oferece um corpo docente qualificado, formado por mestres e doutores em diversas áreas, profissionais com atuação no mercado no sul do país, passando tendências contemporâneas da área de design e arquitetura.

Processo seletivo

As inscrições podem ser feitas pelo site www.upf.br, no menu Ensino. Nessa página, ao clicar sobre os nomes das especializações e MBAs, é possível visualizar mais informações a respeito do curso desejado.

O curso de Design e Interiores oferta vinte vagas a designers, arquitetos ou profissionais que atuem em áreas afins. As aulas serão quinzenais, realizadas nas sextas-feiras à noite e aos sábados, no período da manhã e da tarde, num período de 18 meses.

As inscrições iniciaram no dia 1º de junho e seguem até o dia 9 de julho. O processo de seleção consiste na análise de currículo e da documentação. No dia 17 de julho, a partir das 15h, será divulgada a relação dos selecionados, que devem efetivar a matrícula entre os dias 31 de julho e 4 de agosto.