Ensino

Especialização em Biologia Computacional e Exploração de Dados com inscrições abertas na UPF

25/01/2018

08:12

Por: Assessoria de Imprensa

Interessados podem realizar sua inscrição até o dia 18 de março

A biologia computacional é uma área de estudo interdisciplinar aplicada nas fronteiras dos conhecimentos biológicos e com interface nas áreas de informática, cibernética e modelagem computacional. Assim, nessa área, são explorados os fatores responsáveis de doenças genéticas, o estudo da diversidade de microrganismos e a identificação de potenciais alvos farmacológicos por meio da análise e da integração dos dados oriundos das ciências ômicas (genômica, transcriptômica, proteômica e outras).

Pensando em oportunizar conhecimento nessa área, o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) oferece o curso de Especialização em Biologia Computacional e Exploração de Dados. Nesse curso, os discentes serão introduzidos nas principais áreas da biologia molecular, computacional e bioinformática, a fim de estimular a pesquisa por meio de seus projetos interdisciplinares no estudo de problemas biológicos em diferentes escalas e níveis de complexidade biológica.

O corpo docente do curso é composto por 88% de doutores e a especialização conta com disciplinas práticas, desenvolvidas em laboratório de informática; é voltado para a área de inovação em bioinformática e proporciona o contato com profissionais de bioinformática em diferentes partes do país e do mundo, por meio do recurso de videoconferência.

Os professores responsáveis pelas disciplinas têm experiência em pesquisa em diversos centros nacionais e internacionais. Podem inscrever-se para a especialização profissionais de nível superior oriundos de cursos nas áreas de ciências biológicas e da saúde e computação ou profissionais interessados na elaboração de estratégias bioinformáticas para entender fenômenos biológicos complexos, independentemente de ter experiência prévia em computação ou programação.

Inscreva-se
Interessados podem realizar sua inscrição até o dia 18 de março, com preenchimento de um formulário e encaminhamento da documentação exigida para o e-mail icb@upf.br ou pelo correio. Veja aqui o formulário e a documentação exigida.

O período de seleção será de 19 a 22 de março. No dia 23 de março, serão divulgados os nomes dos alunos selecionados. O período de matrícula será entre 2 e 6 de abril e as aulas iniciam em 13 de abril. São 20 vagas disponíveis. As aulas são quinzenais, aos sábados pela manhã e à tarde e uma sexta-feira por mês.

Informações
Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.upf.br/ensino#lato-sensu. Dúvidas pelo e-mail bcomputacional@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8310, ramal 8633.