Extensão

Equipe do Projur Mulher e Diversidade visita Casa da Mulher

14/08/2017

14:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Aproximar ações, estreitar laços e melhorar ações foram os objetivos da visita que a equipe do Projur Mulher e Diversidade, projeto desenvolvido pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), realizou na Casa da Mulher Maria da Penha, em Passo Fundo. O encontro ocorreu na última quarta-feira, dia 9.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Josiane Petry Faria, a ideia foi realizar uma visita técnica, juntamente com a delegada Rafaela Bier, responsável pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), para observar as necessidades da casa, os procedimentos realizados e o que as atendidas esperam do Projur. “Foi uma visita bastante significativa, pois pudemos ouvir as demandas, refletir sobre o que podemos melhorar, além de traçar metas para este ano e para 2018”, destacou.

O Projur
O projeto de Prestação Jurídica à Diversidade e a Mulheres em Situação de Violência atua na rede de acolhimento e atendimento à mulher no município de Passo Fundo, orientando e acompanhando juridicamente as mulheres e a comunidade, no intuito de contribuir na luta pela igualdade de gênero.

As atividades consistem, essencialmente, em orientar a população acerca dos princípios e valores constitucionais, Lei Maria da Penha, direitos humanos fundamentais. Além disso, a equipe acompanha processos nas varas criminais e de família, atendimento na Casa da Mulher e atua na promoção de eventos, no desenvolvimento de pesquisas e na publicação de trabalhos científicos.

O projeto atende também a questões relacionadas à diversidade sexual, a partir de elementos constitucionais, bem como da legislação infraconstitucional, ou seja, direito civil, direito de família e direito penal.