Notícias UPF

Equipe da UPF se classifica para a final brasileira da Maratona de Programação

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

A equipe “Skynet dos Pampas”, composta pelos alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF) Anderson Fontana, Gabriel Cena Kressin e Leonardo Deliyannis Constantin, treinada pelo professor Marcelo Trindade Rebonatto, foi classificada para a final brasileira da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A final será realizada nos dias 10 e 11 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu.

A primeira fase da competição aconteceu no dia 9 de setembro e contou com mais de 800 equipes de aproximadamente 230 Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Apenas 11 equipes oriundas de IES não públicas foram classificadas, de um total de 72 equipes. Em uma análise geral da competição, a equipe da UPF está na 55ª posição na classificação geral. Já entre as IES não públicas classificadas, a UPF está no sexto lugar do país.

De acordo com o professor Marcelo Trindade Rebonatto, a competição foi muito acirrada e os alunos já estão se preparando para a final nacional, na qual representarão mais uma vez a UPF, demostrando os conhecimentos adquiridos durante o curso de Graduação.

Maratona de Programação

A Maratona de Programação, que está em sua 22ª edição, é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso.

A competição é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.