Entidade de Assistência Social recebe atividade de estimulação de linguagem
30/08/2016
18:01
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Os alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), acompanhados pelas professoras Ana Rita Brancalioni e Vanessa Giacchini, realizaram, na tarde do dia 19 de agosto, atividade de estimulação de linguagem em uma entidade de assistência social, comunitária e filantrópica, que busca promover o bem estar e a melhoria da qualidade de vida de famílias e pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social.
Foram realizadas atividades para estimular a linguagem e a comunicação das crianças
Os alunos organizaram diversas atividades para estimular a fala e a linguagem das crianças, como: a contação de histórias, na qual foi solicitado que as crianças participassem também da narrativa, prevendo finais e incluindo novos personagens; momentos musicais, em que as crianças cantavam e acompanhavam com os gestos as canções; montagem de quebra-cabeça do corpo humano; e desenhos e pinturas livre por parte das crianças. Além disso, foi promovida uma gincana com as crianças, em que deveriam, a partir das dicas dadas pelos alunos, encontrar objetos coloridos escondidos pela sala.
Todas as atividades tiveram como objetivo estimular a linguagem e a comunicação das crianças, além de fornecer orientações sobre o desenvolvimento da linguagem aos professores que acompanharam a turma.
A professora Vanessa Giacchini ressaltou que o trabalho de estimulação da linguagem é de extrema importância para o adequado desenvolvimento da fala das crianças. Por isso, atividades como essas são benéficas aos acadêmicos que as aprimoram sua formação e para as crianças que tiveram contato com essa experiência. A ação faz parte da Campanha da Linguagem preconizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Foram explicadas algumas estratégias que o professor, pais ou cuidadores das crianças devem adotar para estimular o desenvolvimento da linguagem das crianças, como:
- Aguardar e esperar o que a criança deseja dizer;
- Incentivar a produção correta das palavras, sem infantilizar a fala e fornecendo o modelo correto;
- Nomear os objetos e as ações, durante a brincadeira;
- Não dar automaticamente as coisas para a criança;
- Ler histórias infantis que a criança goste;
- Solicitar que a criança reconte a estória que ouviu;
- Aguardar que ela tome iniciativa em solicitar objetos, expressar desejos;
- Incentivar a produção oral e a narrativa a partir de histórias infantis, fantoches, livros, sequência de figuras;
- Ensinar canções, versos infantis estimulando o vocabulário, o ritmo e a expressão verbal;
- Estimular a realização de atividades de reconhecimento, pareamento e classificações de diferentes objetos sobre sua forma, cor, função.
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