Ensino

Engenharia Química promove Ciclo de Palestras

11/10/2017

19:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (UPF/Fear) e dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, promoveu, nos dias 10 e 11 de outubro, o projeto Ciclo de Palestras. A partir de demonstrações e da participação de profissionais convidados, os acadêmicos tiveram um aprofundamento sobre diferentes temas da engenharia. Nessa quarta-feira, 10 de outubro, o engenheiro de vendas Vanderlei Trindade, da empresa austríaca Anton Paar, realizou demonstrações de equipamentos para os acadêmicos do segundo nível do curso de Engenharia Química.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Química, professora Vera Maria Rodrigues, o projeto de Ciclo de Palestras está sendo retomado, com o objetivo de propiciar aos alunos um melhor aprendizado. “Temos como objetivo promover conhecimento técnicos e de laboratórios. Nessa edição, estamos trabalhando com análises químicas, voltadas para a química experimental”, contou.

O encontro levou conhecimento aos alunos sobre a tecnologia de medição automática de amostras. “Estamos demonstrando os equipamentos de nossa linha, como o refratômetro automático, que possibilita que os alunos façam a comparação dos equipamentos. Ao ler no manual, vai aparecer sempre um número diferente, não estável, já o equipamento automático dá mais segurança para quem analisa a amostra ou para o pesquisador na hora de construir um modelo de resultado confiável”, destacou.

O projeto promoverá palestras até o fim do ano, sendo que o próximo encontro já está marcado para o dia 26 de outubro. “É uma experiência legal, conhecemos equipamentos que não tínhamos visto antes, e dessa forma aprofundamos nosso conhecimento”, disse a acadêmica do curso de Engenharia Química Julia Pedó Gutkoski.