Ensino

Engenharia contemporânea em debate

19/09/2017

16:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

IV Seminário Regional de Engenharia Estrutural apresentou palestra com o engenheiro civil Raymundo Calixto de Melo Neto

A Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF) está promovendo o IV Seminário Regional de Engenharia Estrutural. O evento é uma promoção conjunta do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF), com apoio do Dafear. A abertura do Seminário ocorreu na noite de segunda-feira, 18 de setembro, no Centro de Eventos da UPF. A palestra de abertura contou com a participação do engenheiro civil cearense Raymundo Calixto de Melo Neto, que falou sobre o tema “Estruturas metálicas e de vidro – Uma abordagem no conceito BIM”.

O seminário promove a integração entre profissionais e estudantes na área de engenharia de estruturas e, de acordo com o diretor da Fear, professor Dr. Wagner Alves Guimarães, ele se destaca pela participação dos jovens que estão buscando melhor qualificação. 

Segundo o coordenador do evento, professor Dr. Moacir Kripka, o seminário começou com uma abrangência local, passando à regional e, agora, vem ultrapassando as fronteiras do estado. “Esse evento recebe dois palestrantes de renome internacional, contando também com 29 apresentações de sessões técnicas de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, da UPF e de outras instituições, tais como UFSM, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Unochapecó, IFSul e Cesurgs”, explicou. 

O palestrante Melo Neto, titular da RCM Engenharia de Estruturas, de Fortaleza (CE), explicou como as estruturas de aço envidraçadas evoluíram à medida que houve aprofundamento em estudos relativos ao comportamento dos dois materiais. Apresentou, também, a importância da ferramenta Building Information Modeling (BIM) nos projetos de seu escritório. “O vidro é um material de uso milenar, mas pouco se ouve falar dele com aplicações estruturais.  Por isso, estamos apresentando projetos nossos com o uso do vidro em lajes, coluna, vigas. Normalmente, vemos elementos de vidro em aplicações convencionais, mais apoiados em estruturas de aço. Em uma abordagem contemporânea, é possível usar puramente o vidro, temos grandes exemplos pelo mundo, como podemos destacar o cubo de vidro da loja Aplee “, contou. 

O Seminário de Engenharia Estrutural continua acontecendo nesta terça-feira,19 de setembro, com a realização de sessões técnicas. Como encerramento, o evento contará com uma palestra do professor Dr. Ricardo Hallal Fakury (UFMG), que falará sobre “Estruturas em situação de incêndio - fundamentos, dimensionamento e pesquisas”. “Participei desde o primeiro seminário, que é importante porque agrega conhecimento, com debate sobre temas novos, e contribui para nossa formação acadêmica”, disse o aluno do 10º nível de Engenharia Civil, Matheus Tres. 

O evento também será uma atividade preparatória às Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, evento bianual promovido pela Associação Sul-Americana de Engenharia Estrutural desde 1950 e que terá sua edição de 2020 organizada pela UPF.