Geral

Encontro faz reflexão sobre Física quântica e espiritualidade

21/10/2016

19:05

Por: Vanessa Lazzaretti/ Rede de Educação Notre Dame. Edição: Assessoria Imprensa UPF

Fotos: Divulgação

O encontro promovido pelo Observatório da Juventude da Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela ECOPAZ, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro, no Recanto São Carlos, em Guaporé (RS), refletiu sobre o tema “Física Quântica e Espiritualidade: diálogos sobre uma nova maneira de perceber e ser no mundo”. 

Com o advento da Física Quântica, a relação materialista do pensamento clássico foi questionada e abriu-se, então, um novo precedente na sociedade moderna. Pela primeira vez na história, a ciência vem reafirmar o que os espiritualistas já conheciam como certo: o universo habitado não se restringe à esfera material, visível aos olhos e ao toque do homem.

Mas, afinal, qual é a relação direta entre a Física Quântica e a Espiritualidade? É possível conciliar essas duas áreas em busca de uma mudança de postura em relação ao mundo? Essas e outras questões nortearam o curso ministrado pela Dra. Maria Da Conceição dos Santos (Dra. Ceiça), membro do Ministério Público do Estado de Goiás (aposentada), graduada em Direito, Física e mestre em Filosofia pela Universidade Federal Goiás (UFG), graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica Goiás (UCG), graduada em Teologia pela IFITEG e especialista em Psicologia Analítica. 

Participaram da atividade cerca de 30 pessoas, que foram estimuladas a refletir sobre assuntos como a importância de perceber a si mesmo como parte do universo e encontrar seu equilíbrio interior para, assim, contribuir com a evolução humana e a mudança do mundo.

Durante os dias do evento, além de debater, conversar, cantar, ouvir e recitar poemas, os participantes foram envolvidos, ainda, em um momento de meditação dinâmica, conduzido por Vanessa Shakti e integrantes do grupo “Meditação Hridaya – essência do coração”. No espaço, que também era aberto à comunidade, os presentes foram estimulados, por meio dos elementos da natureza - terra, água, fogo, ar, espaço, som e movimento -, a sensibilizarem seus sentidos para a vida, ampliando seu olhar para a presença e a paz.