Ensino

Encontro de Professores e Estagiários das Licenciaturas destaca o trabalho docente

25/05/2017

15:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gillian Krein/Nexjor Fac UPF e Gelsoli Casagrande

Abertura do evento aconteceu na noite dessa quarta-feira, 24, no Centro de Eventos da UPF

Teve início na noite dessa quarta-feira, 24 de maio, o 7o Encontro de Professores e Estagiários das Licenciaturas, evento que integra a programação do 9o Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica. O evento tem como objetivo valorizar e acolher professores e estagiários, fortalecendo os vínculos com suas instituições e com os próprios profissionais. A abertura oficial do Encontro aconteceu no Centro de Eventos e contou com a presença da vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, do vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior e da presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) Maristela Capacchi. 

Durante a abertura, a professora Rosani destacou o compromisso da Universidade com a formação de professores. Segundo ela, ao tempo que muitas instituições estão encerrando seus cursos de licenciatura, a UPF está fortalecendo seus 13 cursos. “Para nosso encantamento, nosso espanto positivo, nós temos realmente mobilizado o desejo daquele que quer ser professor. A UPF acolhe todo aquele cidadão que deseja ser um bom professor. Entendemos que essa é a nossa missão, essa é a nossa tarefa”, destacou. 

A vice-reitora também aproveitou a oportunidade para parabenizar os acadêmicos e professores em formação pela escolha que fizeram. “Mais do que parabenizar, abraço cada professor e cada professora em formação que aqui estão pela escolha e pelo exercício da profissão. Orgulhosamente somos professores. Fico feliz que suas sinceras convicções não foram influenciadas por qualquer tipo de medo. A vocês que não se afastaram do que são, que aceitam profundamente o que são e o que virão a ser, nossa admiração e nosso respeito”, disse Rosani. 

A dimensão estética do trabalho docente

A programação seguiu com o painel “A dimensão estética do trabalho docente” com os professores Ilse Ana Piva Paim e Gerson Trombetta. Em suas falas, os docentes destacaram a importância da criatividade e do uso da arte como forma de ensinar. 

Para Ilse, que também é artista plástica, é preciso usar os conceitos artísticos para exercitar a criatividade nas escolas. “Temos que ter coragem, romper amarras para sermos criativos”, afirmou. Trombetta completou dizendo que não existe fórmula para a criatividade e que o ato de ensinar alguém a ser criativo pode ser reconstruído. “A arte, por exemplo, pode nos ajudar a soltar as amarras que nos prendem e nos ajuda a não esperar pelo prazer instantâneo”, comentou.