Ensino

Enade será realizado no dia 26 de novembro

06/11/2017

16:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) ocorrerá no dia 26 de novembro em todo o Brasil. Na Universidade de Passo Fundo (UPF), participam cerca de 1,2 mil alunos de 35 cursos. A principal novidade do Enade 2017 é a participação do estudante no processo de inscrição. O estudante precisa validar sua inscrição.

Na UPF, participam do processo alunos de 27 cursos do Campus I (Passo Fundo) e de oito cursos dos campi na região: Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões e Soledade. De acordo com o coordenador da Divisão de Avaliação Institucional e presidente da CPA, professor Fabiano Chiesa, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. “No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação”, informou Chiesa.

A abertura dos portões ocorre ao meio dia do dia 26 de novembro. O fechamento deles será às 13h. A prova inicia às 13h30min e a duração dela é de 4 horas.

Áreas avaliadas

Nesta edição, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

Novidades

A principal novidade do Enade 2017 é a participação do estudante no processo de inscrição. O estudante precisa validar sua inscrição. O Enade conta pela primeira vez com um edital com as diretrizes, os procedimentos e os prazos do exame. O Exame passou a ter o edital para regularizar as obrigações do estudante e as regras de dispensa, além de trazer informações sobre inscrição, cadastro e aplicação.

Até a edição de 2016, os coordenadores de cursos inscreviam todos os estudantes, sendo responsáveis por informar, inclusive, suas necessidades de Atendimento Especializado e Específico, e outros dados pessoais. Em 2017, a inscrição continua sendo responsabilidade do coordenador, mas cada estudante deverá realizar seu cadastro, informando suas especificidades.