Geral

Educação em saúde: acadêmicos de Medicina Veterinária alertam sobre zoonoses em escola municipal

25/05/2018

16:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Atividade realizada pelo projeto de extensão “Educação em saúde: o médico veterinário e o controle de zoonoses”, visitou a escola Coronel Sebastião Rocha, no bairro Valinhos nessa quinta-feira, 24 de maio

As zoonoses são consideradas um sério problema de saúde pública, pois representam 75% das doenças infecciosas emergentes no mundo. Estudos demonstram que 60% dos patógenos humanos são zoonóticos e que 80% dos patógenos animais têm múltiplos hospedeiros. A transmissão das zoonoses para o homem geralmente ocorre de forma direta pelo contato com animais infectados e indiretamente, pela ingestão de animais ou água contaminada. Pensando em alertar sobre essa temática, promovendo o conhecimento, o projeto de extensão “Educação em saúde: o médico veterinário e o controle de zoonoses”, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) realizou uma atividade nessa quinta-feira, dia 24 de maio.

Na ação, a turma de Doenças Parasitárias do V nível do curso de Medicina Veterinária, sob orientação das professoras Maria Isabel Vieira e Giseli Aparecida Ritterbusch, realizou uma visita na Escola Municipal Coronel Sebastião Rocha, no bairro Valinhos, para realizar atividades e conscientizar os alunos sobre o controle de zoonoses. Além de informações, os acadêmicos realizaram doação de agasalhos.

O projeto

O objetivo do projeto “Educação em saúde: o médico veterinário e o controle de zoonoses” é levar informações técnicas através de palestras acerca das zoonoses, além de avaliar através de questionários o conhecimento sobre o assunto, antes e após as palestras, entre professores e alunos das séries iniciais do ensino fundamental da escola municipal de Passo Fundo. As ações são realizadas com a participação de professores e alunos do mestrado de Bioexperimentação e do curso de Medicina Veterinária da UPF. As atividades contam com palestras com foco na prevenção, os aspectos etiológicos, epidemiológicos e de controle das zoonoses, com ênfase nos sinais das doenças no homem.