Ensino

Educação é tema de debate promovido pela UPF

13/10/2017

14:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Atividade aconteceu nessa quarta-feira, 11 de outubro, e integrou a programação da Semana do Dia do Professor

Professores da rede pública estadual e municipal, professores da rede privada, alunos e professores dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram na última quarta-feira, 11 de outubro, no ginásio do Colégio Notre Dame, do debate “Em defesa da Educação e pela valorização da carreira do magistério”. A atividade, promovida pela UPF, por meio da Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD) e da Coordenadoria das Licenciaturas (Coorlicen), e em parceria com o Colégio Notre Dame, integrou a programação da Semana do Dia do Professor, comemorado no domingo, dia 15 de outubro. 

Para debater o tema foram convidados os professores, Claudia Toldo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF, professora do curso de Letras da UPF e supervisora de Ensino da Rede Notre Dame; Rosimar Esquinsani, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF, do curso de Pedagogia da UPF e da rede municipal de Educação de Passo Fundo; Eduardo Albuquerque, professor do Integrado da UPF, da rede municipal de ensino de Passo Fundo e presidente do Centro Municipal de Professores de Passo Fundo; e Nei Alberto Pies, professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e da rede municipal de ensino de Passo Fundo.

Presente no debate, a vice-reitora de Graduação da UPF, professora Rosani Sgari, destacou a importância do tema para a Universidade que tem em sua origem vocacional a formação de professores. “Nós formamos professores, nós temos preocupação com a formação, nós temos preocupação com a carreira do magistério desses professores e nós entendemos que nós devemos falar sobre educação e lutar pela educação”, comentou. 
Coordenadora da Coorlicen, a professora Adriana Braganholo explicou o papel da coordenadoria na discussão de diferentes temas, em especial o momento que a educação vive. “Precisamos falar sobre educação, precisamos conversar, mobilizar as pessoas e nós temos muitos desafios pela frente. A Universidade, com seu apoio e parceria com os professores, se coloca junto nesse processo para que nós possamos pensar em uma educação de qualidade”, disse.

Com o tema “Precisamos falar sobre educação”, o debate teve como principal objetivo promover a reflexão acerca do atual cenário da Educação Básica no país. Uma das debatedoras, a professora Claudia Toldo, ressaltou em sua fala como as questões da Base Nacional Comum Curricular e as mudanças no Ensino Médio implicam na vida dos professores, tendo como foco a formação desses professores e as novas demandas que as novas legislações estão exigindo. Na opinião dela, os professores não foram formados para essa realidade de interdisciplinaridade, de projetos interdisciplinares, de itinerários formativos que prevê a nova lei. “Nós ainda fomos formados nas caixinhas, em que cada professor cuida da sua disciplina, entra na sala de aula e vai embora, com toda a competência, com toda a excelência do seu trabalho docente, mas essa perspectiva de trabalho em equipe, de interdisciplinaridade nós não fomos formados para isso. Portanto, a formação continuada dos professores é de extrema importância para que a gente consiga então nos formar e aprender a fazer para dar conta dessa demanda”, finalizou. 

A atividade contou ainda com o apoio de diversos segmentos da UPF, bem como do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro) e Centro Municipal de Professores de Passo Fundo (CMP).