Ensino

Docentes da UPF participam de Seminário em Porto Alegre

05/12/2017

15:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Encontro abordou temáticas de inovação, empreendedorismo e gestão da pequena empresa

As professoras do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF) Dra. Denize Grzybovski e Dra. Anelise Rebelato Mozzato participaram, nos dias 23 e 24 de novembro, do Seminário de Inovação, Empreendedorismo e Gestão da Pequena Empresa (Singepe). A atividade ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. 

Na oportunidade, a professora Denize participou como membro da diretoria da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), organização realizadora do evento, e como painelista, abordando o tema "Estado da arte nos estudos do empreendedorismo e da pequena empresa". 

Em sua fala durante o painel, ela abordou a realidade sobre a área e destacou que é preciso construir uma teoria sobre empreendedorismo e outra sobre empresa familiar, além de buscar explorar os projetos de inclusão social para aproximar dos estudos sobre empreendedorismo social na América do Sul. “Precisamos olhar para os demais países que nos cercam, como estamos fazendo agora com o Uruguai e a Argentina, e juntos problematizarmos aquilo que é nosso, do Sul. Precisamos também trazer a mulher para o debate de um novo empreendedorismo feminino, não de herdeira do homem, mas da empreendedora”, ressaltou.

A professora dividiu a fala com a Me. Maria Messina, que coordena a Rede Temática de Empreendedorismo e do Centro de Empreendedorismo, na Universidade da República (Uruguay). 

A professora Anelise, por sua vez, trabalhou com um minicurso sobre Análise de conteúdo com a utilização do NVivo. Para ela, o evento foi muito proveitoso, contando com várias atividades paralelas, tratando desde o contexto geral sobre o tema em debate até questões mais específicas, a exemplo dos minicursos sobre métodos de pesquisa. "Enquanto eu estava numa sala trabalhando com pesquisa qualitativa, mais especificamente com a técnica de análise de dados análise de conteúdo, com foco na categorização e na análise dos dados qualitativos com a utilização do software NVivo, na sala ao lado, ocorria um outro minicurso, com foco em pesquisa quantitativa. Posso afirmar que foi um momento importante de aprendizado e contato com profissionais nacionais e internacionais", declarou.