Extensão

Dialógos Extensionistas debate consumismo, endividamento e sofrimento psíquico

01/11/2017

16:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Atividade promoveu um diálogo interdisciplinar entre a economia, a sociologia, o direito do consumidor e a psicologia para tratar a questão

Consumismo, endividamento e sofrimento psíquico foi o tema escolhido para mais uma edição do projeto Diálogos Extensionistas, iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF). O painel de debates “Diálogos extensionistas: consumismo, endividamento e sofrimento psíquico” foi realizado na noite dessa terça-feira, 31 de outubro, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG) da UPF e envolveu os projetos Educação financeira, endividamento e gestão das finanças pessoais e Balcão do Consumidor. Participam do debate os professores da UPF Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos (IFCH), que também é coordenador da atividade, Rogério da Silva (FD) e Robert dos Passos (IFCH). 

Com o tema “O homoconsumericus e a síndrome do comprador compulsivo na sociedade do hiperconsumo e do hiperendividamento”, a atividade teve como objetivo discutir o consumismo nos diais atuais, por meio de um diálogo interdisciplinar entre a economia comportamental, a sociologia econômica, o direito do consumidor e a psicologia social. Segundo o coordenador da atividade, professor Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos,  a questão do endividamento e da inadimplência financeira é responsável pela ampliação de inúmeras situações de vulnerabilidade social e econômica, além de causar muito sofrimento emocional para milhares de indivíduos e famílias. “Nós vivemos hoje em uma sociedade consumista, que tem conduzido ao endividamento e que, por sua vez, como consequência o sofrimento psíquico, o sofrimento emocional, muitas pessoas hoje sofrem por estarem endividadas. A ideia é trazer como debate, como reflexão, crítica essa situação que nós estamos vivendo atualmente de termos quase 60% das famílias brasileiras vivenciando essa situação do endividamento e da inadimplência financeira”, destacou o professor. 

O projeto Diálogos Extensionistas é realizado com o apoio da Divisão de Extensão da VREAC da UPF e busca oferecer à comunidade universitária e não-universitária uma oportunidade de conhecer os projetos de extensão da Instituição, ao mesmo tempo em que possibilita um momento de reflexão e de debate sobre temas contemporâneos da realidade atual que por sua vez tem orientado muitas das ações extensionistas da Universidade.