Ensino

Design de Moda realiza Eco Brechó

13/06/2017

15:13

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

Atividade chamou a atenção para os impacto sobre o meio ambiente trazendo à tona questões sobre a sustentabilidade na moda

Os acadêmicos do V nível do curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizaram nessa segunda-feira, dia 12 de junho, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), uma atividade denominada Eco Brechó. A atividade busca chamar a atenção para a sustentabilidade na moda.

De acordo com a professora Cida Israel, a ação foi desenvolvida pela disciplina de Marketing de Moda. Os alunos formaram um grupo desenvolvendo um trabalho final. “Pensamos em um plano de marketing para um serviço específico, como é uma turma pequena, eles trabalharam em conjunto para que o brechó acontecesse”, relatou.

Os alunos passaram os últimos 15 dias coletando peças de roupas, convidando outras unidades do Campus I da UPF a participar, assim como realizando a divulgação da atividade pelas redes sociais. A atividade não envolvia recursos financeiros, sendo que ao doar uma roupa para ação, o doador recebia um número de pontos que valeria para a compra de outra peça de roupa.

O nome Eco Brechó é uma alusão ao eco sistema, já que a indústria de moda é uma das mais impactantes no meio ambiente. “Na moda tem a questão do glamour, mas ela não é só isso, nós devemos pensar que o nosso consumo, cada ação tem um impacto no meio ambiente. Essas peças que usamos de forma impensada e que consumimos de forma desenfreada, serão descartadas e não sabemos para onde elas vão. Nós propomos a criação de uma cadeia produtiva consciente, pensando a peça desde o momento que está sendo feita, o tempo de uso, tendo a priorização do aumento da vida útil da peça”, explicou Cida.

O objetivo da atividade foi conscientizar sobre o impacto ecológico do descarte desenfreado de roupas e acessórios. “Passo Fundo é uma cidade que não tem tanto contato com a moda ecológica, por isso estamos tentando trazer com o Eco Brechó um pouco disso, mostrar para as pessoas que é possível reaproveitar. Não é preciso jogar a roupa fora e que outra pessoa pode ter interesse em usar”, disse o estudante de Design de Moda William Sommer. .

Durante a atividade também foram arrecadados alimentos não perecíveis que serão encaminhados para a ONG Amor.