Notícias UPF

Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade em pauta na UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Gelsoli Casagrande

Simpósio sobre Educação e Desenvolvimento Sustentável em Cidades e Regiões acontece nestes dias 11 e 12 de janeiro

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF) promove nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12 de janeiro, o Simpósio sobre Educação e Desenvolvimento Sustentável em Cidades e Regiões. O evento, constituído de palestras e apresentações de trabalhos, objetiva debater práticas relacionadas à sustentabilidade e à educação sustentável com alunos, professores, profissionais e comunidade em geral.

A abertura oficial da programação contou com a presença do professor Walter Leal Filho (Hamburg University of Applied Sciences – Alemanha), que proferiu uma discussão sobre a temática “Lifelong Learning for Sustainable Development in Regions: experiences from the Project L3EAP”, a qual se refere a um projeto que estuda o uso de energia sustentável em países em desenvolvimento (países-ilhas). Logo após, aconteceram novas palestras: uma proferida pela coordenadora do Simpósio, professora Luciana Brandli, que abordou o projeto “Pré-requisitos para a Sustentabilidade dos Municípios do Rio Grande do Sul (PRESUST)”, desenvolvido entre a UPF, UFRGS, UFSM e Hamburger University; e outra pela aluna Cristiane Tiepo, relacionada ao assunto “Construindo capacidades para formar cidadãos conscientes frente ao desenvolvimento sustentável”.

Conforme Luciana, promover a troca de ideias sobre educação e desenvolvimento sustentável na Universidade é importante, pois a Instituição forma tomadores de decisões do futuro, além de indivíduos cidadãos. Já segundo Leal, as temáticas do Simpósio, tais como, cidade e infraestrutura sustentável, e segurança energética não são só relevantes para o campo da educação, mas para as áreas da engenharia e jurídica, assim como para questões sociais. “Elas envolvem toda a sociedade”, disse.

As atividades do evento seguem na Faculdade de Direito, com as apresentações dos trabalhos de mestrandos e doutorandos da UPF e de outras instituições de ensino superior.