Universidade

Desafios e perspectivas da sustentabilidade em debate na UPF

14/06/2018

14:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

IV Fórum Regional de Conservação e Biodiversidade acontece nestes dias 14 e 15 de junho, no Centro de Eventos da UPF, reunindo alunos de graduação e pós-graduação, poder público, técnicos administrativos e docentes de diferentes áreas

Socializar experiências com propostas sustentáveis e incentivar a construção de redes de trocas de experiência é a proposta do IV Fórum Regional de Conservação e Biodiversidade. Espaço de diálogo e divulgação de estudos acerca de temáticas relacionadas à sustentabilidade, o evento, que é uma inciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), iniciou nesta quinta-feira, 14 de junho, com uma programação com palestras, mesa redonda, colóquio, relato de experiência, rodas de conversa, painel e apresentação de trabalhos científicos. As atividades acontecem no Centro de Eventos da UPF e seguem até esta sexta-feira, dia 15 de junho.

O evento, que tem como tema “Desafios e perspectivas da sustentabilidade”, objetiva discutir o tema na perspectiva das Ciências Ambientais. O público presente é multidisciplinar, composto por alunos de graduação e pós-graduação, poder público, técnicos administrativos e docentes de diferentes áreas. Coordenadora do evento, a professora Carla Denise Tedesco avalia que conciliar a conservação do meio ambiente, o desenvolver economicamente e ter justiça social são os principais desafios da área.

As perspectivas, segundo ela, são de que a partir do evento se constituam parcerias. “Um dos objetivos é formar redes de trabalho. Esse é um tema multidisciplinar, desafiador na lógica da construção, e precisa de profissionais de todas as áreas. Precisamos reconhecer, a partir dessas redes, linhas de ação em nível de pós-graduação. Queremos que a pesquisa produzida retorne para a comunidade e tenha sentido. Ao mesmo tempo em que é um evento, é também um semidiagnóstico das potencialidades que temos a partir do fórum”, explica a professora, que divide a coordenação do Fórum com a aluna do PPGCiamb Natalia Cristine Ficanha.

Desafios e perspectivas

Presente na abertura oficial, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Leonardo José Gil Barcellos, enfatizou que a sustentabilidade é um assunto que gera emoção nas pessoas. “Existem idealistas em todos os lados. Quando se para para conversar e traz ciência para a conversa, isso ajuda a avançar e a encontrar pontos em comum. Um evento como esse gera, em longo prazo, um efeito positivo por propor o debate”, afirma ele.

Para a diretora do ICB, professora Jurema Schons, a biodiversidade dentro de cursos como o de Ciências Biológicas e do PPGCiAmb é um tema central, que justifica a realização dos próprios cursos. “A discussão sobre sustentabilidade, tanto em termos de fauna como de flora, é imprescindível, especialmente nos dias de hoje, quando há divergências tão importantes nesse segmento”, aponta ela, destacando que é importante oportunizar o debate, para que a sociedade possa se inteirar e se atentar para a conservação dessa biodiversidade.

Compondo a mesa de autoridades, o promotor de Justiça Paulo Cirne salientou a necessidade de que todos se envolvam no processo. “Um Planeta que consome um milhão de garrafas de plástico a cada minuto vai para onde? Precisamos de muita atenção ao meio ambiente. Temos uma casa, que é o Planeta, e ninguém quer ver sua casa destruída”, disse aos presentes.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, destacou a importância da participação do poder público no fórum. “Boa parte dos desafios para a sustentabilidade passa pelo poder público”, disse, citando situações enfrentadas pela Secretaria e que envolvem a biodiversidade. “É preciso o envolvimento de todos, buscando ideias entre pessoas que pensam sobre meio ambiente, debatendo e buscando soluções”, apontou.

Sustentabilidade, conservação e biodiversidade

A programação iniciou de manhã, com a palestra “A inevitável sustentabilidade chegará a tempo?”, com o Dr. Rubens Onofre Nodari (PPGEAN/UFSC). Pela tarde, às 13h30min, ocorre a mesa redonda “Sustentabilidade: economia x meio ambiente x sociedade”, com o Dr. Lovois de Andrade Miguel (PGDR/UFRGS), o Dr. Jackson Müller (Unisinos) e o Dr. Ivan Penteado Dourado (PPGCiAmb/UPF). As ações seguem às 16h, com as apresentações de trabalhos científicos, as quais serão realizadas nas dependências do ICB.

Encerrando o primeiro dia de atividades, acontece, às 19h30min, também no Centro de Eventos, o colóquio “Ética, produção do conhecimento e sustentabilidade”, com a participação do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Leonardo José Gil Barcellos (PPGBioexp e PPGCiAmb/UPF) e do professor Dr. Claudio Almir Dalbosco (PPGEdu/UPF).

Dentre as atividades paralelas, está a Mostra Possibilidades da Sustentabilidade, com a exposição de plantas bioativas pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA); uma banca com produtos agroecológicos, organizada pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap); e uma exposição sobre sustentabilidade, trazida pelo Muzeu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar).

Na sexta-feira, dia 15, as atividades iniciam às 8h30min, com relatos de experiência sobre “Como mediar ações de sustentabilidade e conservação”, com Mario Cesar Mantovani (ONG SOS Mata Atlântica) e com o Dr. Renan de Souza Rezende (Unochapecó). Após, às 10h30min, rodas de conversa abordam temas como Agroecologia, Conservação em áreas protegidas, Cadeias produtivas rurais, Uso da biodiversidade e Consumo sustentável.

A tarde, às 13h30min, haverá um painel sobre “Perspectivas da sustentabilidade”, com a Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental (Appa), o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap) e Projeto TransformAção. O encerramento será às 15h45min, com avaliação e encaminhamentos (plenária). A apresentação de trabalhos científicos segue às 16h30min, no ICB, finalizando as atividades do evento.