Ensino

Cursos de Química a UPF realizam visitas técnicas

13/11/2017

17:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividades foram realizadas nos meses de outubro e novembro com o objetivo de apresentar aos acadêmicos diferentes possibilidade de atuação

Durante os meses de outubro e novembro, os cursos de Química Bacharelado e Química Licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveram diversas visitas técnicas com o objetivo de permitir aos acadêmicos conhecer as diferentes possibilidades de atuação da profissão, potencializando a inserção do futuro profissional no mercado de trabalho. 

No dia 31 de outubro, foi realizada uma visita aos laboratórios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. A visita foi realizada com o objetivo de apresentar as possibilidades de pesquisa, além de equipamentos e tecnologias de análise disponíveis na Instituição. Os professores Jacqueline Arguello da Silva e Vladimir Lavayen, do Instituto de Química da UFRGS, foram os responsáveis pela organização das atividades e acompanhamento dos acadêmicos nas visitas e as professoras Janaína Chaves Ortiz e Maria Tereza Friedrich da UPF acompanharam os estudantes. Os locais visitados foram o Centro de Microscopia e Microanálise (CMM) e os Laboratórios de Cromatografia, de Espectrofotometria de Absorção Atômica, de Eletroquímica, coordenado pela professora Jaqueline e de Inorgânica, coordenado pelo professor Vladimir. 

No dia 06 de novembro, os acadêmicos visitaram a empresa Plastimarau, em Marau. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Tecnologia Química II, ministrada pela professora Janaína Fischer, que acompanhou a visita juntamente com o acadêmico do curso de Química que trabalha na empresa, Evandro de Camargo. Com a visita, os acadêmicos puderam ter contato com as atividades industriais e possível área de atuação profissional, bem como aliar o conhecimento teórico com a prática. Durante a atividade, eles puderam ainda conhecer o processo produtivo de filmes em polietileno para embalagens alimentícias e empregado na indústria de recapagem, além do Laboratório de Controle de Qualidade; noções de Boas Práticas de Elaboração e Segurança e Meio Ambiente. 

Já no dia 10 de novembro, os acadêmicos foram até a cidade de Paraí para conhecer a Indústria Tintas Lechler. Lá, puderam conhecer mais alguns dos processos industriais que poderão fazer parte da sua futura área de atuação como profissional Químico Bacharel. As colaboradoras da empresa, Suyrê Richetti responsável pelo setores de RH e jurídico e Andreia Dalla Costa, coordenadora do Laboratório de Controle de Qualidade e de desenvolvimento de cor, foram as responsáveis pela organização e acompanhamento dos acadêmicos e docente durante a visita. A atividade foi realizada na disciplina de Atuação Profissional I. 

Os coordenadores dos cursos de Química Bacharelado, Ana Paula Härter Vaniel, e Química Licenciatura, Lairton Tres, destacaram a iniciativa dos professores e a atenção dos professores, proprietários e colaboradores da UFRGS e das empresas envolvidas, lembrando que sem essas parcerias não é possível uma formação de qualidade, nem o conhecimento de todas as potencialidades da área de Química. Os professores agradeceram ainda a oportunidade e a atenção dispensada em explicar os equipamentos e processos produtivos, bem como, compartilhar seus conhecimentos com os acadêmicos e docentes.