Universidade

Cursos da área da Tecnologia da Informação prestam homenagem a ex-docente

21/06/2018

11:52

Por: Assessoria de Imprensa

Auditório do prédio B5 terá o nome do professor Jair Bochi Cordeiro. Solenidade marca o descerramento da placa que ocorre na segunda-feira, dia 25 de junho, às 19h20min

Os cursos da área de informática da Universidade de Passo Fundo (UPF) – Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação – prestarão uma homenagem póstuma ao professor Jair Bochi Cordeiro, que auxiliou na implantação dos cursos da área da Tecnologia da Informação na Universidade. Como forma de reconhecer seu trabalho e dedicação, o auditório do prédio B5, do Laboratório Central de Informática, receberá seu nome. O descerramento da placa acontece nesta segunda-feira, dia 25 de junho, às 19h20min, no prédio B5 do ICEG.

Cordeiro foi professor da disciplina de Algoritmos por mais de 22 anos, além de ter sido o primeiro coordenador do curso. Ele iniciou na UPF como docente no ano de 1973, ligado ao curso de Matemática, uma vez que a Ciência da Computação ainda engatinhava no Brasil e no mundo. Foi em 1983, com a participação na comissão de criação do curso de Ciência da Computação, que sua história foi decisiva para a graduação. A solenidade de descerramento da placa contará com a presença de familiares do professor homenageado.

O atual coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Dr. Marcelo Trindade Rebonatto, destaca que Cordeiro foi membro do corpo docente enviado ao MEC para a autorização do curso. Além disso, foi o primeiro coordenador do curso, que iniciou seu funcionamento no ano de 1984. “O professor Jair foi decisivo para a consolidação do curso e, com sua atuação, decisivo no fortalecimento da área com a implantação de novos cursos. Ele foi um dos primeiros que acreditou na enorme potencialidade da área de Informática e sua visão sobre o futuro da Computação nos preparou para os enfrentamentos que hoje vivemos”, afirma Rebonatto.