Extensão

Curso sobre Neuropsicologia é realizado na UPF

18/08/2017

13:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) realizou, nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, um curso sobre neuropsicologia. A atividade faz parte das comemorações dos 60 anos do IFCH e foi promovida pelo programa de extensão Ensino e Inovação, juntamente com os cursos de Psicologia e de Letras da UPF. O curso aconteceu no auditório da Faculdade de Odontologia da UPF – Campus I. 

A palestrante Dra. Janice Pureza, que é uma das criadoras do Programa de Capacitação para Educadores sobre Neuropsicologia da Aprendizagem (Cena), ministrou um minicurso destinado a profissionais e a estudantes das áreas da saúde e da educação, com o objetivo de apresentar o Cena e de discutir ações de estimulação neuropsicológica na sala de aula. 

De acordo com Janice, a neuropsicologia é a ciência que estuda o funcionamento cerebral e a sua relação com o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional do indivíduo. “A neuropsicologia pode contribuir no processo de aprendizagem das crianças. Pode atuar de várias maneiras, seja por meio de processo de triagem, avaliação e encaminhamento de crianças com déficits cognitivos, com dificuldades de aprendizagem, ou por meio de intervenções que busquem potencializar funções executivas e cognitivas, que são habilidades importantes para o desenvolvimento da criança e indicadoras de sucesso de saúde, acadêmicos e profissional”, revelou a palestrante.

O evento foi coordenado pela professora Me. Vanisa Fante Viapiana, do curso de Psicologia da UPF, a partir do Programa Ensino e Inovação, do IFCH, sob a coordenação da professora Dra. Luciane Sturm, do curso de Letras. Também participou da abertura do evento a coordenadora do curso de Psicologia da UPF, Dirce Teresinha Tatsch.

Sobre neuropsicologia

A neuropsicologia é uma área do conhecimento que trata da relação entre comportamento, cognição e funcionamento cerebral. Aplicada à educação, a neuropsicologia pode contribuir na compreensão de funções cognitivas subjacentes à aprendizagem escolar e, assim, propor estratégias de ensino que respeitam a forma como o cérebro funciona. 

Um bom desenvolvimento neuropsicológico pode contribuir para um incremento no desempenho acadêmico, para potencializar habilidades de autorregulação e metacognição, bem como para o desenvolvimento saudável infantil. Portanto, é essencial que profissionais da área da saúde e da educação pensem em estratégias para estimulação neuropsicológica.