Universidade

Curso gratuito ensina jovens a desenvolverem aplicativos

23/08/2016

18:02

Por: Carla Vailatti

Fotos: Carla Vailatti

Parceria entre Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e UPF possibilita que o projeto Go Code Blocks seja desenvolvido pela primeira vez fora de Porto Alegre

A data escolhida para a primeira aula do projeto Go Code Blocks, 23 de agosto, é significativa: há 25 anos, a internet foi liberada ao público. O curso é uma iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, que, junto com a UPF, trouxe a oportunidade para o interior do estado pela primeira vez. O Go Code Blocks selecionou 20 estudantes do ensino médio da rede pública de Passo Fundo para participarem de uma qualificação gratuita, na qual terão uma formação básica no desenvolvimento de aplicativos. As 50 horas de aula serão ministradas por 17 professores e estudantes da área de informática do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), que contribuem como voluntários.


Turma tem formatura prevista para outubro


 

Artur D’Ângelo das Chagas tem 16 anos e está no segundo ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV). Por conta própria, estudava linguagem de programação em casa. “Contei para alguns professores, que me falaram dessa oportunidade. Decidi participar porque vai contribuir com a minha formação profissional”, comenta o estudante. A seleção para o curso foi rigorosa: primeiro foi preciso ser aprovado em uma prova de lógica, e depois em uma entrevista feita por professores da Universidade.

As aulas acontecem às terças e às quintas-feiras à tarde, na UPF. Além das bases para o desenvolvimento de aplicativos, os participantes terão aulas sobre tecnologia, empreendedorismo e orientações para o mercado de trabalho. Conforme o professor Marcos Brusso, um dos organizadores, ao final da qualificação, em outubro, os participantes serão capazes de desenvolver aplicativos simples.

Julia Froder, representante da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, destacou que esse é o primeiro Go Code Blocks fora de Porto Alegre. “Todo o curso é preparado e desenvolvido por meio de voluntários”, destacou. Além das aulas, os jovens selecionados receberão benefícios como vale-transporte, alimentação e acesso a laboratórios da UPF. Também são apoiadores do projeto as empresas Coleurb, Magnet, Ren9ve, Atua Sistemas de Informação e Alfasig.

O diretor do Iceg, Cristiano Cervi, recebeu os participantes e salientou a natureza comunitária da UPF. “Temos uma relação muito próxima com a comunidade, e nos cursos da área de informática, em especial, desenvolvemos vários projetos com jovens”, lembrou. Cervi agradeceu a dedicação dos voluntários.

O comunicador da Rádio Atlântida Rafael Spada é o padrinho da turma.

Galeria de Vídeos